Improvisacao Na Danca
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13. Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro / Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009
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14. Pixinguinha and Dino Sete Cordas: reflections about choro improvisation / Pixinguinha e Dino Sete Cordas: reflexões sobre a improvisação no choro
O choro consiste em um movimento de expressão musical da cultura popular carioca nascido ao final do século XIX, constituindo-se a partir de um processo gradativo de abrasileiramento de gêneros europeus executados de uma forma sincopada, destinados à prática da dança. Consolida-se enquanto gênero musical a partir das primeiras décadas do século XX,
Publicado em: 2009
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15. Poética da oportunidade: tomada de decisão em estruturas coreográficas abertas à improvisação.
Em que medida o termo improvisação é apropriado a estruturas coreográficas abertas para a criação no ato da cena? Esta questão torna-se mais complexa quando consideramos a diversidade de configurações de obras de dança cujas estruturas coreográficas podem ser incluídas neste recorte e, para respondê-la, eu proponho a hipótese de que haja uma re
Publicado em: 2008
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16. Restrictions on the compositional improvisation involved in dance. / Sobre as restrições compositivas implicadas na improvisação em dança.
The purpose of this dissertation is to discuss some terminologies that indicate questions related to restrictions in improvisation processes. It is proposed a review of some terms, observing specifically the composing action, trying to identify a field of restricted possibilities of autonomies decisions to the improvisator. For this, the start is the hypothe
Publicado em: 2008
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17. O fazer artístico como catálise: experiências do corpo e da dança
Nesta pesquisa, reflito sobre a dimensão intensiva do fazer artístico: pareceme que a arte (o estado criativo) pode catalisar e intensificar potências de mudança, abrir zonas de passagem e florescer novas conexões e potências. O sensível que ela produz deve ser diferente daquele que organiza nossa experiência cotidiana; dessa reorganização, transmu
Publicado em: 2008
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18. O ensino-aprendizagem em dança na construção das noções de espaço e tempo
Esta pesquisa busca investigar como ocorre a construção das noções de espaço e de tempo na dança em um grupo de doze crianças de cinco a oito anos. Além disso, o trabalho observa ainda a possível relevância das experiências musicais destas crianças nas construções espaciais e temporais na dança. Para aprofundar este problema de pesquisa optou-
Publicado em: 2008
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19. The improvisation Zone : a tool for the techinic poetic development of actors/dancers and for the scenic construction / Zona do improviso : uma proposta para o desenvolvimento tecnico poetico do ator-dançarino e para a criação cenica
Esta pesquisa apresenta um estudo sistemático sobre a improvisação enquanto ferramenta para o processo de criação coletiva nas artes cênicas, e a conseqüente sistematização de um jogo teatral ao qual chamamos Zona do Improviso. Utilizamos como norteadores da investigação dois sistemas com evidentes possibilidades de diálogo e entrelaçamento: o S
Publicado em: 2007
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20. Pious eyes / Olhares devotos
Broto vital de açucena nascido do imo das entranhas dos elementos imaginais e corporais, após longo período de dormência e boa luta. Testemunho árduo e alegre de um processo criativo artístico - e de vida espiritual - empreendido, resultando no curta metragem em vídeo Natura fulgens, como parte dos frutos, após intensa dedicação e cultivo das paisa
Publicado em: 2007
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21. Cartografias de uma improvisação física e experimental
A dissertação trata da pesquisa em artes cênicas que se caracteriza como improvisação física e experimental na modalidade de estudos compositivos. Suas cartografias, um conceito apresentado pelos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari, implicam em abertura, conexão e multiplicidade, tanto no que se diz da própria prática-pensamento, em que se e
Publicado em: 2006
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22. Contato, tecnica energetica e improvisação : investigação na construção da personagem Maraba / Contact, energy technique and improvisation
A presente pesquisa vem refletir sobre as possibilidades expressivas do corpo cênico no processo de construção da personagem Marabá, fundamentadas no diálogo experimental das técnicas de Contato, Técnica Energética e Improvisação. A inspiração desta pesquisa foi o poema indianista de Gonçalves Dias, Marabá, que resultou na apresentação da per
Publicado em: 2005
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23. Improvisação como processo de composição na dança contemporânea
Este trabalho proporciona o contato com o universo ainda parcialmente desconhecido, o da improvisação em dança, que é uma ramificação da dança pós-moderna americana. Procura desvendar um pouco mais e ampliar a compreensão da legitimidade e da potencialidade da improvisação na dança contemporanea. Busca analisar o processo de criação na improvis
Publicado em: 2004
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24. Pratica corporeoenergetica para a improvisação de dança : uma via para a manifestação da criatividade
Na presente pesquisa, apresento a sistematização da prática corpo reoenergética, treinamento técnico e energético destinado ã preparação de dançarinos e atores (artistas corporais) para a Improvisação de Dança. A prática tem caráter holístico e, portanto, considera a integração psicofísica como base para o autoconhecimento e para o fazer c
Publicado em: 2004