Cartografias de uma improvisação física e experimental

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A dissertação trata da pesquisa em artes cênicas que se caracteriza como improvisação física e experimental na modalidade de estudos compositivos. Suas cartografias, um conceito apresentado pelos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari, implicam em abertura, conexão e multiplicidade, tanto no que se diz da própria prática-pensamento, em que se exercita, quanto dos diálogos que estabelece com outras práticas-pensamento, sejam conceituais ou de procedimentos artísticos que se tornam disponíveis. A pesquisa transita por vivências e fontes heterogêneas, como as oficinas com crianças, adolescentes com deficiência visual, usuários do sistema de saúde mental e aquelas que se deram nos espaços de formação teatral, incluindo as oficinas com atores e bailarinos. Entre as fontes de pesquisa, em ressonância com o estado da arte da cena contemporânea, encontram-se: o procedimento working in progress, as desestabilizações provocadas pelas vanguardas artísticas, os teatros pós-dramáticos, físicos e experimentais, a performance art e a dança pós-moderna. Em termos de fontes conceituais, a pesquisa apropria-se das ferramentas proporcionadas pelos pensadores Deleuze e Guattari, no sentido de provocar e potencializar sua prática-pensamento. A improvisação física e experimental configura-se a partir dos seguintes planos: corpo, espaço, objeto, tempo e fluxo operatório e expressivo. As materialidades expressivas, através das quais se improvisa e compõe-se física e experimentalmente, são: movimento, ação, gesto, imagem, escultura e som. Acompanha a pesquisa a apresentação dos exercícios que exemplificam os procedimentos e técnicas da improvisação física e experimental.

ASSUNTO(S)

arte teses improvisação (artes cênicas) teses. teatro físico teses. estudos compositivos (artes cênicas) teses. teses eba.

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