Pratica corporeoenergetica para a improvisação de dança : uma via para a manifestação da criatividade

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Na presente pesquisa, apresento a sistematização da prática corpo reoenergética, treinamento técnico e energético destinado ã preparação de dançarinos e atores (artistas corporais) para a Improvisação de Dança. A prática tem caráter holístico e, portanto, considera a integração psicofísica como base para o autoconhecimento e para o fazer criativo da dança. Neste sentido, investiga-se a manifestação da presença cênica do improvisador (dilatação psicofísica) como um estado consciente alterado que pode ser facilitado pelo treinamento. A pesquisa é interdisciplinar e se move no interior de uma perspectiva sistêmica em que diferentes referenciais coordenam a evolução do pensamento. No capítulo primeiro, dialogo com atores-pesquisadores das artes cênicas que muito me influenciaram, trazendo desse universo, indicativos para a prática preparatória do improvisador. Apresento aspectos relevantes a esta pesquisa dos pensamentos e da prática de STANISLAVSKI, GROTOWSK1, Eugénio BARBA, Luís Otávio BURNIER e de Yves LEBRETON. No segundo capítulo, proponho a compreensão do processo criativo da Improvisação de Dança a partir de uma perspectiva que reúne o pensamento idealista do físico e filósofo Dr. Amit GOSWAMl a princípios e proposições da Física Quântica, tais como, Descontinuidade (salto quântico), Incerteza e Superposições Coerentes (Paradoxo de Schrõdinger). Também, neste capítulo, estabeleço relação entre técnica e autoconheci mento no interior da prática corporeoenergética, apontando para um ensino de dança baseado em uma metodologia que inclui a criatividade e as experiências individuais dos improvisadores. Através da proposição de uma aula apresento, no capítulo três, a metodologia da prática corporeoenergética para a Improvisação de Dança. A aula se desenvolve nas seguintes etapas: abertura, aquecimento, esvaziamento, prática dos princípios, improvisação de dança e fechamento. Na sessão prática dos princípios explico os três princípios que orientam o aspecto técnico do treinamento: enraizamento ou o estudo da base corporal; verticalização ou ascensão do tronco expressivo e equilíbrio dinâmico ou o entrelaçamento de base, tronco e cabeça no estudo do movimento corporal

ASSUNTO(S)

dança improvisação (dança) criatividade teatro

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