Igreja No Brasil Seculo Xix
Mostrando 37-48 de 50 artigos, teses e dissertações.
-
37. ROMEIROS E PEREGRINOS NA ROMARIA DE SANTO ANTÃO: O POVO DA CRUZ RUMO A SALVAÇÃO LATINO-AMERICANA / ROMEROS Y PEREGRINOS EN EL PEREGRINAJE DE ANTÃO SANTO: LA GENTE DE LA CRUZ EN RUTA DE LA SALVACIÓN EN AMERICANA LATINA
Por volta de 1848, segundo o contexto messiânico do sul do Brasil no século XIX, e conforme a realidade e características dos movimentos rústicos sertanejos, iniciou-se em Campestre, Santa Maria, RS, um movimento messiânico encabeçado pelo asceta João Maria de Agostinho, o santo monge ou solitário eremita de Campestre e Botucaraí. João Maria foi ho
Publicado em: 2008
-
38. Continuing education of Christian educators : living the Christian faith in the children s worship service / Formação continuada de educadores cristãos : vivendo a fé cristã no culto infantil
Uma análise da formação de educadores cristãos, atuando como orientadores do Culto Infantil, junto à infância nas comunidades da IECLB. O primeiro capítulo aborda o conceito de educação e de educação cristã, e as dimensões cognitiva, afetiva e atitudinal da fé cristã, apontando para a tarefa da educação cristã de contribuir no processo de d
Publicado em: 2007
-
39. Women in review: a sociology of knowledge of the feminine in the Presbyterian Brazil (1994-2002) / Mulheres em revista: uma sociologia da compreensão do feminino no Brasil presbiteriano (1994-2002)
Mulheres em revista: uma sociologia da compreensão do feminino no Brasil presbiteriano (1994-2002) é uma tese com triplo interesse sociológico: compreensão, dominação e religião. Com o foco direcionado para a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), busca compreender por que as mulheres são excluídas das posições legalmente estatuídas de poder e dom
Publicado em: 2006
-
40. Festa de preto na São Paulo antiga: um exemplo de resistência na Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (1887-1907)
Esta dissertação é um estudo da presença da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, fundada em 1711, cuja igreja, que congregava negros e negras escravos e forras e que existia no atual centro velho de São Paulo, naquele momento, considerado, o campo da cidade. A pesquisa mostra a luta dos Irmãos em preservar sua igreja, símbolo de sua
Publicado em: 2006
-
41. De cassange, mina, benguela a gentio da Guiné: ethnic groups and the construction of the African identities in the city of São Paulo (1800-1850) / De cassange, mina, benguela a gentio da Guiné: grupos étnicos e formação de identidades africanas na cidade de São Paulo (1800-1850)
A reunião de africanos, escravos e libertos, em grupos étnicos foi uma das características das formas de organização e de sociabilidades dessa população em várias regiões do Brasil. A princípio, essas categorias étnicas foram criadas pelos indivíduos que lidavam com o comércio de escravos, quais sejam, traficantes, comerciantes e compradores, ca
Publicado em: 2006
-
42. O Propósito dos adventistas : a transformação de uma ideologia religiosa em sistema educacional, sob a influência dos ideais liberais, e seu transplante para o Brasil, em Curitiba, em fins do século XIX e início do século
Esta pesquisa busca apresentar um recorte da história da educação brasileira em fins do século XIX e início do século XX, oferecendo uma visão da educação protestante norte-americana da denominação adventista, do desenvolvimento de seu sistema de idéias e de sua implantação no Brasil, através de Curitiba. Como fé nascida da utopia de Miller,
Publicado em: 2005
-
43. "The times in fraternities" / No tempo das irmandades - Cultura identidade e resistência nas irmandades religiosas do ceará (1864 -1900)
Esta dissertação tem por objetivo analisar o percurso das irmandades religiosas no século XIX refletindo sobre o seu papel enquanto representantes da comunidade na construção de templos e cemitérios bem como na organização dos principais atos festivos que marcaram o catolicismo tradicional vivenciado no período Da mesma forma queremos destacar as re
Publicado em: 2005
-
44. Educação da mulher e evangelização católica: um olhar sobre a Escola Normal N. Sra. do Patrocínio
O presente estudo procura compreender o ser mulher no contexto da modernidade, fazendo as leituras dos clássicos da Educação Moderna e perceber como a formação feminina estava atrelada ao seu papel de mãe-esposa. Do mesmo modo, configuramos esta realidade no contexto brasileiro, apreendendo como a Igreja Católica utilizou a educação, mais precisamen
Publicado em: 2005
-
45. Padre Miguelinho :o intelectual, o professor, o revolucionário - vozes que se fazem ouvir
Este trabalho de pesquisa preocupa-se em construir a história do natalense padre Miguel Joaquim de Almeida Castro, o Miguelinho, não apenas como um dos heróis e mártires da Revolução Pernambucana de 1817, como conta a história tradicional, mas também o homem culto, o intelectual e o professor admirado. O período estudado compreende o início do séc
Publicado em: 2005
-
46. O movimento missionário e educacional protestante na segunda metade do século XIX: para cada igreja uma escola
Os protestantes, que nas décadas finais do século XIX vieram ao Brasil, apresentavam-se e se desejavam como expoentes de uma força renovadora que não pretendia apenas o ajustamento de seus membros às condições político-sociais dominantes, mas, inclusive, aspiravam por transformações econômicas a exemplo do que vinha acontecendo no seu país de ori
Educ. rev.. Publicado em: 2002-12
-
47. As portas do inferno não prevalecerão : a espiritualidade catolica como estrategia politica (1872-1916)
A partir do final do século XIX, mais precisamente após a chamada "Questão Religiosa" (1872 - 1875), ocorreram mudanças significativas na organização e na forma de atuação da Igreja Católica no Brasil. Essa reestruturação, comumente chamada "romanização", levou a instituição a implantar em nossa sociedade o catolicismo conforme as diretrizes e
Publicado em: 2002
-
48. A INFLUÊNCIA EVANGÉLICA NA SOCIEDADE ANAPOLINA / The evangelical influence in the society anapolina
Anápolis organizou-se socialmente sob a égide do catolicismo no último quartel do século XIX, quando Dona Ana das Dores trouxe para a região a imagem de Sant Ana. O filho de Dona Ana, Gomes de Souza Ramos, erigiu uma capela para adoração da santa. O catolicismo era uma religião popular rural. Anápolis despontava como cidade próspera e promissora; b
Publicado em: 2002