Igreja No Brasil Seculo Xix
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25. Pressupostos da prática educativa na Diocese de Caxias do Sul : 1934 a 1952
O estudo procura fazer uma análise dos pressupostos que fundamentam o Projeto de Restauração Católica na Diocese de Caxias do Sul, no período de 1934 a 1952. Os dados sobre as linhas norteadoras e os princípios cristãos e filosóficos, seguidos pelos colégios confessionais pioneiros em Caxias do Sul, foram levantados junto aos arquivos das instituiç
Publicado em: 2010
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26. Os baluartes da tradição: a antimodernidade católica brasileira no Concílio Vaticano II
A emergência da modernidade trouxe várias questões para a Igreja Católica Romana. Desde seus primeiros movimentos, a instituição eclesiástica foi ameaçada pelas novas forças emergentes, tanto no plano de seu poder temporal, quanto no plano de seu pensamento teológico. No século XIX delinearam-se duas formas de interpretar os sinais dos tempos: uma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/11/2009
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27. Educação scalabriniana no Brasil / Escalabriniana education in Brazil
O tema central desta pesquisa é a educação scalabriniana no Brasil, desde o final do século XIX até as quatro primeiras décadas da República. Buscou-se analisar, historicamente, o projeto educacional da Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, seu princípio fundante e, em uma perspectiva mais abrangente, apreendê-lo junto ao
Publicado em: 2009
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28. O luteranismo desbotado : um estudo sobre as escolas luteranas na região metropolitana de Porto Alegre
O luteranismo surge no século XVI na Alemanha tendo como um dos seus sinais diacríticos a ênfase numa educação plural e democrática. Com o cuidado pelo ensino, especialmente dos seus, atravessa o oceano e acompanha os imigrantes teuto-luteranos que aportam no Brasil no século XIX. Em razão disto, estes criam escolas ao lado de seus templos, as quais
Publicado em: 2009
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29. Solidariedade e conflito: Estado liberal e nação católica no Pará sob o pastorado de Dom Macedo Costa (1862-1889)
Queria a igreja separar-se do estado? Queria o estado separar-se da igreja? Impossível reconhecer na hierarquia uma resposta positiva para esse dilema quando se percebe o vendaval de forças mobilizadas para a igreja permanecer na direção das almas e das instituições afeitas ao seu trabalho constante de regeneração religiosa e das estruturas necessár
Publicado em: 2009
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30. Maracatu Nação, uma corte sagrada afro-brasileira: um estudo sobre a transição religiosa na trajetória da figura do rei do Congo em Pernambuco
Este trabalho centra-se na importância da figura do rei do Congo, que têm, neste enfoque específico, sua origem na instituição sociopolítica africana no Reino do Congo, já existente na África, pela constituição de reinos ou impérios, antes da chegada dos portugueses, sendo a figura deste rei introduzida na metrópole portuguesa, por volta do sécu
Publicado em: 2009
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31. A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL:APROXIMAÇÕES E IMPEDIMENTOS ENTRE EVANGÉLICOS E EVANGELICAIS / A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL:APROXIMAÇÕES E IMPEDIMENTOS ENTRE EVANGÉLICOS E EVANGELICAIS
A identidade do Movimento Evangélico vem dos puritanos, dos movimentos avivalistas, mas principalmente dos milenarismos que marcaram o final do século XIX e o começo do século XX. Os pressupostos do fundamentalismo foram articulados exatamente para dar sustentação ao anseio escatológico desses grupos. A identidade evangélica se formou a partir dos ve
Publicado em: 2009
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32. Migração e identidade : formação de comunidades evangélicas nas colonizações mistas de Três de Maio, Horizontina e Dr. Maurício Cardoso de 1915 a 1950
Na presente dissertação viso investigar e narrar como ocorreu a formação das comunidades evangélicas de Três de Maio, Horizontina e Dr. Maurício Cardoso no estado do Rio Grande do Sul numa perspectiva de identidade étnica frente ao movimento de nacionalismo brasileiro na primeira metade do século XX. A primeira parte, aborda conceitos referentes a e
Publicado em: 2009
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33. Ecos da fé na alma e na obra de Eça de Queiróz:uma visão crítica da Igreja e da Religião Católicas no século XIX
Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa de Política e Cultura, trata da visão crítica de Eça de Queiroz sobre a Igreja Católica, sobre o catolicismo popular e a relação Igreja-Estado em Portugal do século XIX. O trabalho aprofunda as idéias do autor estabelecidas no momento histórico do chamado movimento da Regeneração, na segunda metad
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/10/2008
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34. HERDEIROS DE UMA TRADIÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO DOS FUNDAMENTOS TEOLÓGICO- IDEOLÓGICOS DO CONSERVADORISMO METODISTA NA CRISE DA DÉCADA DE SESSENTA / Inheritors of a Tradition: An Investigation of the Theological - Ideological Foundations of Methodist conservatism in the crisis of the decade of the sixties
Este trabalho estuda uma crise vivida pela Igreja Metodista na segunda metade da década de sessenta. Influenciado pelo ambiente político da ditadura militar, o metodismo brasileiro foi campo de um embate entre as alas liberais e conservadoras da denominação. Palco deste embate foi a Faculdade de Teologia e o II Concílio Geral Extraordinário, em 1968, a
Publicado em: 2008
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35. Espiritismo Kardecista brasileiro e cultura política:: história e trajetórias recentes.
No primeiro capítulo tratamos das raízes doutrinárias do espiritismo kardecista no século XIX. Verificamos fortes identificações do Espiritismo como os princípios iluministas e liberais europeus, especialmente da França nos enunciados de Jean Jacques Rousseau, Montesquieu, Alexis de Tocqueville e do inglês John Stuart Mill. Constatação importante,
Publicado em: 2008
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36. Protesting press in the first republic: evangelism, information and cultural production O Jornal Batista (1901-1922) / Imprensa protestante na primeira república: evangelismo, informação e produção cultural - O Jornal Batista (1901-1922)
A partir da segunda metade do século XIX, as missões batistas norte-americanas passaram a realizar campanhas evangelizadoras em diferentes cidades brasileiras, com o intuito de promover uma reforma no sistema religioso local, cujas bases ideológico-doutrinárias se estabeleceram ao longo de três séculos de presença hegemônica da Igreja Católica. O mo
Publicado em: 2008