Historia Teatro E Arte Politica
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
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1. As Bacantes de Eurípides: um olhar mítico-social de barbárie e civilização / Euripides Bacchae: a mythic-social look of barbarism and civilization
A tragédia grega As bacantes, de Eurípides, considerada de grande relevância, não apenas literária e teatral, mas, sobretudo, histórica e política, é analisada, nesta dissertação, sob o viés mítico-social, observando-se os diálogos que o poeta estabelece entre um aspecto do passado mítico de sua cultura e seu próprio tempo. Para tal, apresenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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2. Macunaíma (1978) de Antunes Filho: o olhar antropológico para a cena e a história brasileira
Esta pesquisa, que tem como objeto de estudo a encenação de Macunaíma, de Antunes Filho, no ano de 1978, procurou, à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural, apreender o diálogo entre arte e sociedade, estética e política, história e teatro e suas contribuições para o debate historiográfico. Nessa perspectiva, investigar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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3. Temas e acontecimentos da história do Brasil contemporâneo pela dramaturgia de Gianfrancesco Guarnieri
Este trabalho aborda por meio da relação história/teatro e arte/política, a produção dramatúrgica de Gianfrancesco Guarnieri no período de 1958 a 1976. Comprometido com a realidade brasileira, fez de sua arte bandeira de luta por uma politização cada vez maior dessa sociedade, ou seja, o comprometimento político assumido por sua produção artíst
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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4. O poder vai dançar de Tim Robbins: história, avanços e limites / Cradle will rock by Tim Robbins: history, advances and limits
Esta pesquisa se utiliza do filme O poder vai dançar (Cradle will rock, 1999), dirigido por Tim Robbins, para entender a História, os avanços e limites de dois momentos históricos: a década de 1930 e a de 1990 nos Estados Unidos. Definido como uma história predominantemente verdadeira, o filme apresenta personagens e fatos reais e fictícios, que se al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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5. A companhia estável de repertório de capa, espada e nariz: Cyrano de Bergerac (1985) nos palcos brasileiros
O presente trabalho propõe um enfrentamento estreito com alguns dos caminhos trilhados pelo teatro brasileiro na década de 1980 a partir da análise da encenação de Cyrano de Bergerac pela Companhia Estável de Repertório no ano de 1985, direção de Flávio Rangel e com Antonio Fagundes no personagem-título. Com efeito, busca problematizar, na senda d
Publicado em: 2011
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6. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
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7. Espelho de enganos, teatro de verdades: um estudo sobre a mística que sustenta o estado português e a defesa do governo pelo bem comum nos seiscentos
Esta dissertação se detém na análise da dinâmica das relações de poder que caracterizaram a Monarquia portuguesa no contexto da Restauração ocorrida em 1640. Pretende-se perceber até que ponto a condução da res publica e as relações de poder mantidas entre o Rei a cabeça do corpo político português e seus súditos dentro e fora do Reino esti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/10/2010
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8. O teatro como metáfora e alegoria da vida: a pena e a lei, de Ariano Suassuna
Nossa pesquisa sobre A pena e a Lei, de Ariano Suassuna teve como objetivo apreender na peça teatral a representação alegórica da vida, por meio de uma relação invertida com o texto bíblico, articulada aos elementos teatrais (personagens, indicadores de cena, voz do autor-ator-apresentador). Para isso, amparamo-nos, especialmente, na leitura dos autos
Publicado em: 2010
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9. Abrindo as cortinas : a arte e o teatro no reconhecimento de juventudes e direitos humanos
A presente dissertação procura conhecer a realidade das juventudes moradoras de localidades periféricas no que tange as suas garantias e violações de Direitos Humanos, analisando as contribuições da arte, materializada pelo teatro, no reconhecimento da relação entre Direitos Humanos e juventudes. Constitui-se em uma pesquisa participante de natureza
Publicado em: 2010
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10. Comunicação e Contra-hegemonia: o palco de intervenção política da Companhia do Latão / Communication and Counter-hegemony: the stage for political intervention of Companhia do Latão
Partindo da conexão entre comunicação e cultura, este estudo tem como objetivo contribuir para um melhor entendimento acerca das intervenções culturais contrahegemônicas, que tem na Companhia do Latão uma importante referência atual. Com essa proposta, faz-se uso de algumas das proposições metodológicas indicadas por Karl Marx, segundo as quais a
Publicado em: 2010
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11. O cinema de Ken Loach e a refuncionalização de materiais estético-políticos / The cinema of Ken Loach and the refunctionalization of aesthetic-political materials
Esta pesquisa visa compreender o projeto estético-político do cineasta inglês Ken Loach dentro da história da arte política, e como fruto de um processo histórico de crise da Esquerda e fragmentação da classe trabalhadora, intensificado durante a segunda metade do século XX. Observamos de que maneira a obra de Ken Loach estabelece relações entre a
Publicado em: 2010
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12. O fazer artístico como catálise: experiências do corpo e da dança
Nesta pesquisa, reflito sobre a dimensão intensiva do fazer artístico: pareceme que a arte (o estado criativo) pode catalisar e intensificar potências de mudança, abrir zonas de passagem e florescer novas conexões e potências. O sensível que ela produz deve ser diferente daquele que organiza nossa experiência cotidiana; dessa reorganização, transmu
Publicado em: 2008