Hipermidia
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49. A modelagem de documentos estruturados multitmídia integrando sistemas de hipertextos e ODA/ODIF / The modeling of multimedia structured documents integrating hypertexts systems and ODA/ODIF
Há um grande numero de aplicações que necessitam manipular documentos. Tal manipulação exige uma gerência dos mesmos nas tarefas de criação, armazenamento, recuperação e transmissão. Estas tarefas devem levar em conta características e aspectos inerentes aos documentos tais como estrutura lógica, estrutura de apresentação e hiperestrutura form
Publicado em: 2010
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50. Espaço e poesia na comunicação em meio digital
This thesis investigates the possibilities that the digital media opens for the poetic text, as well as the consequences that the cyberspace environments can have upon this type of work. The hypotheses are: the hybrid language of the hypermedia medium widens the signic field; epistemological changes operate in the notion of text; animation and 3D resources w
Publicado em: 2010
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51. Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hipermidiáticas tendo o inglês como língua franca
Esta investigação teve como objetivo principal identificar as ações de aprendizagem utilizadas por jovens nativos digitais em sua interação com redes hipermidiáticas, em especial jogos computacionais disponíveis na Internet, mais conhecidos como games, que têm o inglês como língua de comunicação comum a todos seus usuários, com características
Publicado em: 2010
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52. Matrices of protolanguages / Matrizes das protolinguagens
Essa pesquisa apresenta uma proposta inicial de expansão externa das Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal. Aplicações na hipermídia (São Paulo Iluminuras/FAPESP, 2001) conforme propostas por Lúcia Santaella, criando duas novas matrizes das protolinguagens (1 qualidade e 2 relação) para formarem uma tríade de matrizes. De acordo
Publicado em: 2010
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53. Leitura nas interfaces gráficas de computador: compreendendo a gramática da interface
A leitura das interfaces gráficas de computador, que utiliza rede interdisciplinar de estudos sobre texto, design, leitura e cognição para conhecer estratégias de construção de sentido e de textualização (COSTA VAL, 2000, 2004) nos ambientes digitais é o objeto desta pesquisa. Concebemos a interface como um texto, ponto de contato entre os autores (
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/11/2009
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54. Uso de hipermídia adaptativa no desenvolvimento de cursos virtuais de computação gráfica / Hypermedia adptative in development of computer graphic virtual courses
O Ensino à distância (EaD) procura utilizar propostas pedagógicas para desenvolver sistemas inclusivos de ensino e aprendizagem. Estas propostas tem colaborado no sucesso que a EaD tem alcançado no meio empresarial corporativo. Neste meio, a demanda por cursos de formação técnica tem sido tão alta, que as empresas envolvidas no design instrucional de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2009
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55. Um ambiente inteligente para desenvolvimento hipermídia/ web interativo nas nuvens. / An inteligent environment for interactive hypermedia/web development in the clouds.
O desenvolvimento hipermídia/web apresenta diversas dificuldades. Ao longo dos anos, surgiram várias funcionalidades para auxiliar o processo de desenvolvimento, que, de uma forma ou de outra, são tentantivas de diminuir a distância entre a edição da aplicação e a visualização de seu resultado, seja através de uma pré-visualização, seja atravé
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2009
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56. Re-ver TV: um estudo sobre os processos e estratégias de deigitalização da televisão no Brasil / Re-ver TV: um estudo sobre os processos e estratégias de deigitalização da televisão no Brasil
Este trabalho tem como objetivo, no contexto da implantação da TV Digital no Brasil, promover uma reflexão sobre o conceito de interatividade na sociedade contemporânea e, considerando as possibilidades dos novos suportes tecnológicos, contribuir para o desenvolvimento de novos formatos e conteúdos de produtos audiovisuais que, de fato, contribuam para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2009
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57. Os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da Educação a Distância
O presente artigo discute os ambientes de aprendizagem na época da hipermídia e da Educação a Distância. Para isso, contextualiza a questão das tecnologias e seus impactos na Educação. Apresenta as inserções da hipermídia e de suas aplicabilidades dentro deste cenário e descreve os Ambientes Hipermidiáticos, as suas funções e correlações nos
Perspectivas em Ciência da Informação. Publicado em: 2009-04
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58. Integração de recursos da web semântica e mineração de uso para personalização de sites / Integrating semantic web resources and web usage mining for websites personalization
Um dos motivos para o crescente desenvolvimento da área de mineração de dados encontra-se no aumento da quantidade de documentos gerados e armazenados em formato digital, estruturados ou não. A Web contribui sobremaneira para este contexto e, de forma coerente com esta situação, observa-se o surgimento de técnicas específicas para utilização nesta
Publicado em: 2009
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59. Hiperanálise: a estrutura hipermidiática da construção do conhecimento
Este trabalho de investigação apresenta a proposta conceitual da hiperanálise em decorrência do exercício de construção hipermidiática. A hiperanálise é conceituada como o a análise utilizando a linguagem hipermidiática e compreende um pensar que se utiliza de sons, imagens, textos e interatividade. Longe de a criação de uma hipermídia ser a v
Publicado em: 2009
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60. Hiperanálise: a estrutura hipermidiática da construção do conhecimento
Este trabalho de investigação apresenta a proposta conceitual da hiperanálise em decorrência do exercício de construção hipermidiática. A hiperanálise é conceituada como o a análise utilizando a linguagem hipermidiática e compreende um pensar que se utiliza de sons, imagens, textos e interatividade. Longe de a criação de uma hipermídia ser a v
Publicado em: 2009