Film Music
Mostrando 1-12 de 25 artigos, teses e dissertações.
-
1. IMAGENS CROMÁTICAS E SONORIDADES CONFLITANTES EM MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) DE SANTIAGO ÁLVAREZ
Resumo O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
-
2. Leituras das versőes do filme The Gold Rush: vozes discursivas e dramaticidade
In 1925, Charles Chaplin made the film The Gold Rush, and in 1942, he realeased the same film, re-edited with addition of music and narrator and charater‟s voices. Among these seventeen years, there was the advent of sound films, which provoked major changes in cinema. This dissertation proposes not only to know how was this transition from silent film
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
3. Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em Sal de Prata
Esta pesquisa concentra-se na articulação entre o discurso cinematográfico e o discurso musical, a partir da observação de determinado corpus fílmico: ¿Sal de Prata¿ (2005) de Carlos Gerbase. O filme, organizado através de intertítulos narrativos, cujo conteúdo semântico o remete à estrutura de uma sinfonia, propicia a reflexão acerca das aprox
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
4. A (re)construção do passado: música, cinema, história / A (re)construção do passado: música, cinema, história
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
-
5. Media piracy in emerging economies
Media Piracy in Emerging Economies is the first independent, large-scale study of music, film and software piracy in the developing world, with a focus on Brazil, India, Russia, South Africa, Mexico and Bolivia. Based on three years of work by some thirty-five researchers, the study tells two overarching stories: one tracing the explosive growth of piracy as
Social Science Research Council. Publicado em: 2011
-
6. A música de Remo Usai no cinema brasileiro / The music of Remo Usai in brazilian cinema
Remo Usai foi o compositor que mais produziu na história do cinema brasileiro; e o único profissional especializado de sua época. Este trabalho investiga sua trajetória ao longo de 4 décadas, concentrando-se nas suas atividades durante os anos 60, período em que compôs para filmes ligados ao projeto do cinema novo e de uma produção politicamente eng
Publicado em: 2010
-
7. Dialogismo e tradução intersemiótica em Pink Floyd The Wall: luto e melancolia na Inglaterra do pós-guerra
O filme Pink Floyd The Wall, adaptação para o cinema do álbum conceitual da banda Pink Floyd, narra a história, desde a infância até sua completa alienação, do protagonista Pink, um músico nascido na Inglaterra nos anos finais da Segunda Guerra Mundial, cuja morte do pai durante a guerra lhe desencadeia um processo de depressão e melancolia que cul
Publicado em: 2010
-
8. Between expressions and contents: from semisymbolism to tensive categories / Entre expressões e conteúdos: do semissimbolismo às categorias tensivas
In the framework of French Semiotics, the concept of semisymbolism enabled a more systematic study of the contributions of the expression to the meaning in texts. It became possible to recognize categories on the level of manifestation of texts that would then be homologated to opposing pairs in the content. Though it meant a great theoretical gain, semisymb
Publicado em: 2010
-
9. The form dramaturgy of electronics digitals tricks-films in Peter Greenaway / A dramaturgia da forma das trucagens eletrônicas digitais em Peter Greenaway
Study focused on electronic digital trick-film used by Peter Greenaway from the80s, under the traditions of film and audiovisual technology developments. The concept is its technical and artistic interventions in the field of special effects and trick-films. The analysis method used combines the form dramaturgy, provided by Sergei Eisenstein with the artisti
Publicado em: 2009
-
10. Trilogia Qatsi : visões e movimentos de mundo / Qatsi trilogy : visions and movements of world
This work is a filmic analysis of the Qatsi trilogy (Koyaanisqatsi, Powaqqatsi, Naqoyqatsi), directed by Godfrey Reggio. Firstly, it is presented a bio-filmography of the director, indicating his trajectory and some comments on each of his films. Then, the analysis of the trilogy takes place, beginning with Koyaanisqatsi and focusing the acceleration movemen
Publicado em: 2009
-
11. The popular song in the history of brazilian cinema / A canção popular na historia do cinema brasileiro
O principal foco desta pesquisa é investigar o diálogo entre a produção musical e a produção cinematográfica brasileira a partir do mapeamento da presença da canção popular na história do cinema brasileiro. A tese apresenta um levantamento historiográfico do uso da canção popular, composta para filmes ou neles inserida, nos vários períodos qu
Publicado em: 2009
-
12. GESAMTKUNSTWERK, UM ENCONTRO COM VÊNUS / GESAMTKUNSTWERK, a meetiing with VÊNUS
The perspective adopted in this research, tells about the most general interartistics relations, and specially, the relations between music and image, sound and visual through movie productions. First, the fictionalized historical biography, permits the following of cliché of correlations between sound and image. Second, the cinematography offers other pote
Publicado em: 2008