Film Genre
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
-
1. “Key-hole art”: Samuel Beckett e a peça televisiva
O artigo situa as peças televisivas de Samuel Beckett em relação à questão da autonomia dos meios artísticos. Aponta-se uma forma de trabalho com o meio televisivo semelhante àquele desenvolvida por Beckett em outros meios (teatro, prosa, rádio): a crítica às convenções de cada gênero (drama, romance, filme televisivo) e o desenvolvimento dos me
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
-
2. O sound design de Alan Splet para David Lynch sob a perspectiva do horror fílmico
Resumo O sound designer americano Alan Splet (1939-1994) participou da produção de 25 filmes. Com o diretor David Lynch, criou efeitos sonoros e ambiências mais livres de vínculos com a verossimilhança. Eles trabalharam juntos no curta-metragem The grandmother (1970) e nos longas-metragens Eraserhead (1977), O homem elefante (The elephant man, 1980), Du
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 07/11/2019
-
3. Dogeared Hate: Yilmaz Arslan's Brudermord/Fratricide (2005), a new type of Heimat film
Abstract This paper focuses on the Heimat (home) metaphor of the Pit Bull bitch in Yilmaz Arslan's Brudermord/Fratricide (2005), a film about Turkish migrants in Germany. Updating the genre for a world of fluid boundaries, this is a Heimat film of the German margin. Arslan's film self-reflexively posits transnational Heimat film as a possible bridge between
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2016-05
-
4. Fortunas y adversidades del revisionismo: cine queer y Contracorriente
Revisionism and its metaphors seem to be a sign of the times. All throughout contemporary cultural production certain approaches are all too present: homages, pastiches, bricolages, parodies, appropriations, rewrites, among others. Not surprisingly, revisionist cultural genres have gain predominance, and specifically in cinema, the revisionist western-genre
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2014-08
-
5. Indústria cultural, repetição e totalização na trilogia Pânico / Culture industry, repetition and totalization in the Scream trilogy
Throughout last century, the culture industry s modus operandi was responsible for a standardizing movement in cultural artifacts, constituting a tensional axis between repetition and innovation that embraces all arts, but mainly in film, having the latter a greater need for returns in its production investments. That way, regarding the American cinema as th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2011
-
6. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspense no cinema / Torment in an enlarged expectation: the construction of the suspense genre in the movies.
O estudo dos gêneros do cinema aponta para várias direções sem, no entanto, especificar a importância que deve ser dada às estratégias discursivas que engendram a significação de determinado filme. Por muito tempo, a teoria semiótica de linha francesa serviu apenas para salientar um perfil da significação fílmica, originada do percurso gerativo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
-
7. Cine Theatro Carlos Gomes : o funcionamento da sala a partir do gênero cinematográfico (1971-2002)
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a lógica de funcionamento do Cine Theatro Carlos Gomes, bem como verificar que desdobramentos foram acarretados nesta sala de cinema em alguns pontos fundamentais da atividade de exibição a partir das mudanças de gêneros cinematográficos por ela ofertados ao público entre 1971 e 2002. Para que fosse possíve
Publicado em: 2011
-
8. A literatura de ficção - científica e os problemas de tradução para a mídia fílmica
This paper aims at presenting an analysis on the science-fiction genre in movies and literature. We will analyze how science-fiction texts works when translated into the movie media. The corpus of the experiment is the transposition of the book The Time Machine, written by H. G. Wells in 1895, into the film by the same name directed by George Pal in 1960. We
Publicado em: 2010
-
9. O uso didático do gênero filme legendado na aprendizagem de leitura de textos do gênero jornalístico/noticioso em inglês: um estudo com alunos de uma escola pública de Fortaleza. / The didactic use of the genre film subtitled in learning to read texts of the genre news / news in English: a study with students from a public school in Fortaleza
Com as novas tecnologias e a necessidade de inovações pedagógicas, os filmes estão sendo redescobertos, não apenas como uma forma de entretenimento, mas como um gênero que pode auxiliar no ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LE). Nosso interesse pelo uso do filme, em especial os legendados, na aprendizagem de língua inglesa (LI) teve início d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2009
-
10. Medo de que? : uma historia do horror nos filmes brasileiros / A history of horror in the brazilian movies
This thesis examines the manifestations of the horror genre in Brazilian movies made between 1937 and 2007, under a historical outlook, since the first cinematographic registries of this genre, to the later ones. The theoretical approach of this work starts from genre cinematographic studies, passes over cinema?s history and Brazilian cinema?s history, looki
Publicado em: 2008
-
11. "A Journal for Manoel de Coco" a documentary experimentation inspired in Mário de Andrade / Um diário para Manoel de Coco- uma experimentação documentária inspirada em Mário de Andrade
Based on Mario de Andrades creation of the text "O Turista Aprendiz", whish is at the same time poetic and referential, our approach to the travel journal sees it as a hybrid genre, one which explores the boundaries between the real and the fictional, and we propose to experiment a documentary production that takes into account possibilities to intervene cre
Publicado em: 2008
-
12. THE POSTER DESIGN IN CINEMA MARGINAL AND PORNOCHANCHADA / O DESIGN DE CARTAZES NO CINEMA MARGINAL E NA PORNOCHANCHADA
The dissertation Poster design in Cinema Marginal and Pornochanchada aims at understanding the way the movie posters from these films genres, in the era between 1968 and 1973, convey, in their graphic characteristics, marks from the historical moment in which they were produced. To achieve this, the selected pieces are analysed from a mainly symbolic perspec
Publicado em: 2008