Ferreira Gullar
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1. A crítica engajada de Paulo Emílio: cinema, subdesenvolvimento e seus impasses
RESUMO Este artigo propõe uma análise dos debates em torno da noção de subdesenvolvimento no campo cultural brasileiro, nos anos 1960 e 1970, a partir do ensaio de Paulo Emílio Sales Gomes, “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento” (1973). O cotejamento com artigos de Glauber Rocha (1965), Antonio Candido (1973) e Ferreira Gullar (1969) indica dif
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2020-04
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2. Entre o céu e a terra: as esculturas (neo)concretas de Franz Weissmann dos anos 1950
As esculturas de Franz Weissmann de 1950 têm uma recepção ambígua: enquanto críticos internacionais recebem-nas como arte concreta, o circuito brasileiro define-as como neoconcretas. O primeiro grupo somente descreve os elementos formais dos trabalhos, mas críticos locais – começando por Ferreira Gullar – enfatizam seus efeitos expressivos, que ca
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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3. Resistir juntos. Desencanto y conversión estética en poéticas brasileñas
RESUMO Dentro das manifestações culturais na América Latina desenvolvidas durante a década de 1970 podemos localizar episódios singulares de ruptura e radicalização no âmbito regional. Ferreira Gullar (1930-2016) e Hélio Oiticica (1937-1980) produziram artigos-manifesto, objetos e poemas no contexto da ditadura brasileira, desafiando a censura insta
Alea. Publicado em: 2018-08
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4. Ferreira Gullar: o fogo procura sua forma
Resumo O presente estudo aborda dois aspectos interligados da trajetória de Ferreira Gullar: ora o questionamento em relação à poesia, ora a interrogação sobre o tempo. Desde o início de sua obra, o hiato entre mundo e palavra é constantemente problematizado, assim como a passagem da vida, em sua ocorrência fugaz, para a matéria perene do poema. Es
Estud. av.. Publicado em: 2017-04
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5. Isto não é uma obra: Arte e ditadura
O presente texto faz um percurso pela arte durante o período da ditadura militar no Brasil, analisando especificamente as propostas de obra como ação ou desmaterialização da obra de arte. Partindo da arte abstrata dos anos 1950 e 1960, da teoria do não objeto de Ferreira Gullar e das propostas do crítico Mário Pedrosa, o ensaio aborda obras de Willys
Estud. av.. Publicado em: 2014-04
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6. FERREIRA GULLAR NUMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA: uma leitura de Em alguma parte alguma / FERREIRA GULLAR IN A FOUCAULDIAN PERSPECTIVE: a reading of Em alguma parte alguma
Análise arqueológica do saber de Ferreira Gullar numa perspectiva foucaultiana: uma leitura de Em alguma parte alguma. Este estudo objetiva considerar a materialidade das marcas identitárias, memoriais e socioculturais no corpus poético, à luz dos principais conceitos, a saber: enunciados; conjunto de enunciados (discurso); formações discursivas; prá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/12/2012
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7. Poesia e diálogos numa ilha chamada Brasil / Poetry and dialogues on an island called Brazil
A veiculação de uma perspectiva comunitária voltada para a aproximação/integração dos países latino-americanos recebeu destacada importância nas produções culturais brasileiras das décadas de 1960 e 1970. Especialmente no âmbito das manifestações artísticas, novas articulações em torno de uma identidade latino-americana surgiam na pauta dos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2012
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8. Poema sujo de vidas: alarido de vozes
Este trabalho aborda o Poema sujo (1976), de Ferreira Gullar, a partir de uma análise hermenêutica que sustenta a tese de ser o seu valor estético tão fundamental quanto o seu teor político. Esta tese concebe o Poema como resultado das experimentações políticas e estéticas pelas quais o poeta passou. A originalidade e o caráter inaugural deste trab
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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9. Manguebeat : vanguarda no mangue?
A pesquisa aqui apresentada centra-se na movimentação cultural conhecida como Movimento Mangue ou Manguebeat, que tomou forma no Recife, na década de 1990. Mais especificamente, estudam-se as obras das duas bandas de maior repercussão dentro do movimento: Chico Science &Nação Zumbi e Nação Zumbi. Através de sua descrição e estudo, deseja-se verifi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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10. CARLOS SENA: A TRAJETÓRIA DE UM ARTISTA NA ARTE GOIANA (1980-1989) / CARLOS SENA: THE ARTIST STEPS INTO THE GOIÂNIA ART SCENE (1980-1989)
O trabalho CARLOS SENA: A TRAJETÓRIA DE UM ARTISTA NA ARTE GOIANA (1980-1989) focaliza a presença profissional e a produção plástica do artista Carlos Sena dentro do cenário das artes visuais goianienses dos anos 80. Presença esta marcada por exposições individuais e coletivas, prêmios em salões de arte e membro de júris de seleção de trabalhos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/08/2009
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11. As muitas vozes da morte: uma leitura da poesia de Ferreira Gullar / The many voices of death: a reading of Ferreira Gullars poetry
Nas obras iniciais (A Luta Corporal, 1953 e O Vil Metal, 1960) de Ferreira Gullar, o tema da morte na poesia de Ferreira Gullar conflui para uma reflexão sobre a transitoriedade dos seres e objetos perante a inexorabilidade do tempo. Nos Poemas de Cordel (1962-1967) e Dentro da Noite Veloz (1975), o poeta, com vestígios de sua poesia engajada, dá voz, ide
Publicado em: 2009
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12. LIRA IMANENTE: POEMA SUJO &METAFORMOSE / Immanent lira: Poema Sujo and Metamorfose
O presente trabalho é uma leitura do Poema sujo (1991) de Ferreira Gullar e de Metaformose (1998) de Paulo Leminski, procurando estabelecer como estas obras, mesmo absorvendo procedimentos modernistas em sua composição, na verdade se afastam da poesia do modernismo, seja do chamado lirismo de conteúdo, de expressão subjetiva ou representação social, s
Publicado em: 2009