Resistir juntos. Desencanto y conversión estética en poéticas brasileñas
AUTOR(ES)
Lucero, María Elena
FONTE
Alea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2018-08
RESUMO
RESUMO Dentro das manifestações culturais na América Latina desenvolvidas durante a década de 1970 podemos localizar episódios singulares de ruptura e radicalização no âmbito regional. Ferreira Gullar (1930-2016) e Hélio Oiticica (1937-1980) produziram artigos-manifesto, objetos e poemas no contexto da ditadura brasileira, desafiando a censura instalada por esse regime político. Faz-se possível delinear um acavalamento entre certos traços de seus escritos e a condição de desencanto percebido pela comunidade artística naquele momento, e que levou a pesquisar outras alternativas de expressão. Propomos uma releitura da produção poética de ambos os artistas em relação com o desencanto, termo examinado por Florencia Garramuño, e seus vínculos com a cotidianidade. Esboçaremos ainda uma trama de convergências com a “filosofia da libertação”, linha de pensamento concebida por Enrique Dussel.
ASSUNTO(S)
brasil desencanto libertação poéticas
Documentos Relacionados
- Estereotipos, identidades, y nichos económicos de las migrantes brasileñas en Madrid
- Exhibicionismos y borramientos en prácticas artísticas brasileñas de comienzos de los 80
- El trabajo como significante y significado en la sobrecualificación laboral de las mujeres Brasileñas en Barcelona
- Formación inicial docente y competencias emocionales: análisis del contenido disciplinar en universidades brasileñas
- Tránsitos: circulación de brasileñas en el ámbito de la transnacionalización de los mercados sexual y matrimonial