Fazer Musical
Mostrando 1-12 de 108 artigos, teses e dissertações.
-
1. “Vem! É só segurar o violino assim e olhar pra frente” - o que as crianças podem nos ensinar sobre fazer música (e fazer antropologia)?
Resumo Em 2013, uma família de jovens músicos no estado do Ceará iniciou um projeto de educação musical na sua comunidade. Funcionando na sua própria casa, no bairro Novo Mondubim, um bairro popular situado na periferia sudoeste da cidade de Fortaleza, a família Cruz se organiza entre seus oito membros (a mãe, o pai e os seis irmãos) para ensinar m�
Horiz. antropol.. Publicado em: 2021-08
-
2. Elaboration of an instrument to evaluate the recognition of Brazilian melodies in children
Resumo Introdução: Há evidências que apontam para a importância da avaliação da percepção musical através de instrumentos objetivos e subjetivos. No Brasil, há escassez de instrumentos que avaliem a percepção musical. Objetivo: Desenvolver um instrumento para avaliar o reconhecimento de melodias tradicionais brasileiras e investigar o desempen
Braz. j. otorhinolaryngol.. Publicado em: 13/12/2019
-
3. Do ensaio à apresentação: dimensões da performance musical de um coro institucional
RESUMO Este artigo se propõe a olhar para a atividade coral no contexto da Justiça Federal do Espírito Santo (JFES) com base em discussões presentes nos estudos da performance e na etnomusicologia. A partir da etnografia de um ensaio e uma apresentação do Coro da JFES, o conceito de performance será associado à compreensão do fazer musical enquanto
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
4. Trocando ideias musicais: a sociabilidade da circulação na música carioca independente nos anos 1990
RESUMO Este artigo descreve a formação de uma escuta local que emergiu no Rio de Janeiro nos anos 1990 entre participantes da música indie a partir do fazer musical, que englobava a produção e a circulação de mídias através das quais o indie adquiriu sentido social. Podemos chamar de sociabilidade da circulação o modo pelo qual formas materiais es
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 26/08/2019
-
5. O lambadão: rompendo as fronteiras da periferia
Resumo Formas não hegemônicas de produção musical têm surgido em regiões periféricas do Brasil, como é o caso do lambadão, no estado de Mato Grosso. O lambadão é produto de camadas populares que, sem esperar por reconhecimento da indústria cultural, mas em diálogo com ela, lançam mão de artifícios próprios para fazer sua música ecoar. O obj
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 22/10/2018
-
6. UMA CIDADE ENTRE SONHOS DE NÉON. ENCONTROS, TRANSAÇÕES E FRUIÇÕES COM AS CULTURAS MUSICAIS URBANAS CONTEMPORÂNEAS
Resumo O artigo decorre do desenvolvimento teórico-empírico de um projeto de doutoramento sobre as culturas urbanas e as cenas musicais contemporâneas portuguesas, que demarcou e interpretou as dinâmicas subjacentes à gênese, à constituição e ao funcionamento do subcampo do rock alternativo em Portugal ao longo dos últimos 40 anos. Enfoca especific
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
-
7. Família compondo a trilha sonora de seu processo de reintegração: modelo teórico
RESUMO Objetivo: compreender o significado do processo da reintegração familiar atribuído pela família que o vivencia e construir um modelo teórico representativo dessa vivência. Método: estudo qualitativo, conduzido com quatro famílias com um total de 20 entrevistados, tendo o Interacionismo Simbólico como referencial teórico, a Grounded Theory,
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2018
-
8. Formação inicial e o repertório para teclado em grupo
Resumo: O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre o repertório desenvolvido no componente curricular Teclado e suas possíveis contribuições para a formação inicial de professores de música. Desenvolvido em aulas coletivas, parte do repertório é analisado e aplicado por meio de atividades realizadas no componente pertencente a matriz curri
Per musi. Publicado em: 2016-04
-
9. Racionalidade musical e experiência natural formativa em Rousseau
O estudo tem como objetivo investigar o estatuto da racionalidade melódica no Ensaio sobre a origem das línguas de Rousseau na busca por articular o fazer musical no ocidente com problemas epistemológicos característicos da racionalidade iluminista, pondo em foco as concepções sobre a educabilidade humana e suas respectivas formas de experiências form
Educ. rev.. Publicado em: 2014-09
-
10. Humor na literatura surda
O artigo situa-se no contexto das atuais investigações no campo da educação de surdos, que, a partir de mudanças da legislação e do reconhecimento político da diferença linguística e cultural das comunidades surdas, vêm focalizando o estudo de produções culturais desses grupos. Seu objetivo é apresentar um recorte introdutório de estudo do hum
Educ. rev.. Publicado em: 2014
-
11. A sonata de Bresson
O cineasta francês Robert Bresson utilizou a música com bastante parcimônia em seus filmes, fazendo, muitas vezes, uma seleção de pequenos trechos de música clássica preexistente. Tal é o caso de A grande testemunha (1966), em que podemos fazer analogias entre a maneira como os trechos da sonata D969 de Schubert são organizados no filme e as formas
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-06
-
12. "Eu vou pra Maracangalha, eu vou...": JK e a Distopia Brasiliæ na música popular e nas charges da revista Careta (1956-1960)
Análise da relação entre música popular e charges satíricas sobre a fundação de Brasília, publicadas na revista humorística Careta. A iniciativa de construção da nova capital pelo governo de Juscelino Kubitschek foi objeto de acesa polêmica, dividindo a opinião pública, além de ser contestada pela União Democrática Nacional – UDN (principa
Varia hist.. Publicado em: 2013-04