Espaco Sonoro
Mostrando 1-12 de 23 artigos, teses e dissertações.
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1. Pierre Schaeffer e Marcel Proust: as expressões da escuta
A literatura sobre À la recherche du temps perdu de Marcel Proust, embora imensa, não tratou de sua poética de escuta. Para compreendê-la, uma seleção de excertos de Le Côté de Guermantes são interpretados com referência às noções de quatro funções da escuta, de comportamentos de escuta, e de escuta reduzida, formuladas por Pierre Schaeffer em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2012
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2. Doce som urbano : o triângulo e as territorializações dos vendedores de chegadinho em Fortaleza
Este estudo propõe que nos debrucemos sobre o ambiente sonoro da cidade, a fim de investigar o que dele pode emergir, que seja chave para a compreensão da sociabilidade contemporânea em aglomerados urbanos. Investigamos o som como elemento central de um processo de territorialização, constituindo uma tática de apropriação do espaço público. O recor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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3. A evolução das salas de cinema na cidade de São Paulo: um estudo das mudanças na forma organizacional
As novas tecnologias, principalmente as baseadas em processos digitais, estão revolucionando o mundo em diversos aspectos. A mudança tecnológica é uma das mais profundas forças que moldam a natureza e a intensidade da competição, promovendo a entrada de novos competidores e a eliminação de antigos, além de afetar, até mesmo, a indústria do entret
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2011
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4. O ensino de música na educação infantil da cidade de Natal: concepções e práticas docentes
A educação musical abrange atualmente espaços diversos, destaca-se para este trabalho a realidade da educação infantil, especificamente do professor especialista em música nesse universo. Assim, o objetivo principal desse trabalho é analisar as concepções e práticas pedagógicas que caracterizam a atuação dos professores de música na educação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/05/2011
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5. O terceiro corpo na performance ciberdigital: a reconfiguração do corpo em trabalhos de arte telemática. / The third body in cyberdigital performance: thereconfiguration of the body into telematic art works
Este trabalho investiga os processos de reconfiguração na relação entre o corpo e o espaço ciberdigital, tendo como pressupostos as teorias dos sistemas dinâmicos das Ciências Cognitivas, em que corpo e ambiente estão implicados e se modificam mutuamente. Analisa, através de trabalhos de arte telemática e da prática artística, a conformação do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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6. Entornos sonoros : sonoridades e ordenamentos
O presente trabalho versa sobre o aproveitamento compositivo dos entornos sonoros. Para esta pesquisa em composição musical, foram utilizados, como campo de estudo, entornos sonoros localizados dentro de perímetros urbanos e, como materiais na aproximação ambiente/composição explorada, diversas potencialidades musicais dos sons que constituem os entor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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7. Música e histórias infantis : o engajamento da criança de 0 a 4 anos nas aulas de música
A pesquisa situa-se no campo da pedagogia da música, especificamente nas relações que estruturam a integração entre música e histórias infantis. O objetivo é compreender de que modo a articulação entre música e história promove o interesse e engajamento das crianças, criando-se um espaço que facilita o desenrolar pedagógico das aulas. O pressu
Publicado em: 2011
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8. Auralisation of moving sound sources using HRTFs / Auralização de fontes sonoras móveis usando HRTFs
Este trabalho tem por objetivo desenvolver ferramentas que permitam gerar em fones-de-ouvido o efeito psicoacústico de fontes sonoras locomovendo-se no espaço, por meio da auralização do sinal monofônico original. Embora a auralização binaural possa ser feita empregando variações de atraso (chamadas ITD interaural time difference, ou diferença de t
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2010
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9. pausa, / pause,
O trabalho toma como ponto de partida a realização de um conjunto de ações com o nome pausa,. A idéia é pensar a ocupação temporária de espaços, feita pela interação imagem x som. Tem interesse no tipo de ocupação destes espaços, desenvolvendo a noção de vazamento entre um e outro. A eleição destes espaços parte de elementos que oscilam e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2010
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10. O espaço sonoro em processos de drama: a voz e os ruídos na construção de narrativas teatrais no contexto escolar / The sonorous space in processes drama: voice and sounds in the construction of dramatic narratives in a scholastic context
A pesquisa trata da produção vocal e sonora direcionada para o ensino do teatro na escola através da abordagem metodológica do drama, cujo procedimento criativo está associado à construção de narrativas teatrais. A investigação sonora está relacionada a um conjunto de atividades que se caracterizam como jogos, brincadeiras e estratégias capazes d
Publicado em: 2010
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11. A Igreja Católica e a transformação do espaço e do viver urbano de Pouso Alegre-MG (1936-45)
Esta dissertação denominada: A Igreja Católica e a transformação do espaço e do viver urbano de Pouso Alegre -MG (1936- 45) procura discutir a posição e a articulação adotada pela diocese de Pouso Alegre, referente às transformações do espaço da cidade, que passava por incisivas intervenções urbanísticas. Reflito também a postura exercida p
Publicado em: 2009
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12. A música, o conviver e o lembrar : um estudo etnografico entre os músicos da centenária Banda Rossini da cidade de Rio Grande, RS
O presente trabalho consiste numa etnografia junto à Banda Musical Gioachino Rossini, instituição centenária da cidade de Rio Grande-RS. A análise aqui proposta baseia-se no “conviver” e no “lembrar” de seus músicos. No conviver, enfoca-se as interações entre eles e a relação destes com o espaço de sua sede, com a memória e a música. No
Publicado em: 2009