Espaco Sonoro
Mostrando 13-23 de 23 artigos, teses e dissertações.
-
13. A interatividade no diálogo de viva-voz na comunicação radiofônica / A interatividade no diálogo de viva-voz na comunicação radiofônica
A presente tese buscou demonstrar os processos de articulação e efetivação da interatividade discursiva na comunicação radiofônica. Como ponto de referência, o recorte do corpus concentrou-se na constituição das estratégias discursivas especialmente empregadas pelos participantes de interlocuções de viva-voz em programas sobre diferentes situaç
Publicado em: 2009
-
14. Localização especial de estímulos sonoros em indivíduos cegos congênitos: estudo comparativo da posição tridimensional da cabeça em adultos cegos congênitos e indivíduos videntes
A capacidade para localizar objetos fixos ou em movimento no espaço tridimensional depende da função visual. No indivíduo cego, as modalidades sensoriais remanescentes, nomeadamente a audição, poderiam compensar a visão na localização espacial. O objetivo deste estudo foi analisar o papel da audição no mecanismo de localização espacial por meio
Revista Brasileira de Educação Especial. Publicado em: 2008-04
-
15. O ensino-aprendizagem em dança na construção das noções de espaço e tempo
Esta pesquisa busca investigar como ocorre a construção das noções de espaço e de tempo na dança em um grupo de doze crianças de cinco a oito anos. Além disso, o trabalho observa ainda a possível relevância das experiências musicais destas crianças nas construções espaciais e temporais na dança. Para aprofundar este problema de pesquisa optou-
Publicado em: 2008
-
16. Software livre, impactos no cinema e na pós-produção audiovisual : o caso do Arquivo Sonoro Neotropical da Unicamp / Open source : impacts to cinema and a after production The Neotropical Audio Files casa
Nas últimas décadas, os desenvolvedores de sistemas e os usuários acompanham a guerra entre softwares livres e proprietários. Em um campo que sofre constantes transformações, muitos profissionais da informática e correlatos ainda têm dificuldade em distinguir entre o programa gratuito e programa livre . Este documento transpõe para o universo da Com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2007
-
17. A estereofonia digital: uma abordagem sobre a técnica, o padrão e a linguagem sonora cinematográfica norte-americana no período de 1991 a 2001 / A estereofonia digital: uma abordagem sobre a técnica, o padrão e a linguagem sonora cinematográfica norte-americana no período de 1991 a 2001
O objeto desta pesquisa é o uso do espaço sonoro através da tecnologia estereofônica digital dos filmes norte americanos produzidos no período de 1991 a 2001. Esta pesquisa tem como objetivo a analise do uso da linguagem sonora cinematográfica no novo contexto do áudio estereofônico digital, tecnologia que tem como meta o envolvimento sonoro do recep
Publicado em: 2007
-
18. Aplicação à música de um sistema de espacialização sonora baseado em Ambisonics. / A musical application of a sound spatialization system based on Ambisonics.
O trabalho envolve a pesquisa de técnicas para espacialização sonora musical e o desenvolvimento de um sistema de espacialização sonora sobre uma arquitetura de áudio multicanal aberta (AUDIENCE) para a auralização imersiva. Utilizando-se a técnica Ambisonics, o sistema construído permite a recriação de um campo sonoro tridimensional. O sistema r
Publicado em: 2007
-
19. The vocal gesture: the architecture of a theater act / O gesto vocal: a arquitetura de um ato teatral
Esta tese tem como objetivo enfocar os elementos que constroem as relações entre som e sentido na fala, contribuindo teórica e metodologicamente para a análise da expressividade oral. O simbolismo sonoro, o estilo e a expressão de emoções e atitudes são discutidos do ponto de vista da fala. Os modelos de comunicação A Viva Voz e da Covariância e d
Publicado em: 2006
-
20. Sintese sonora auto-organizavel atraves da aplicação de algoritmos bio-inspirados / Self-organizing sound synthesis by means of the application of bio-inspired algorithms
Não há limitações teóricas para o uso do computador como fonte de sons musicais. O computador digital permite a produção de qualquer som concebivel dada a seqüência correta de números (amostras digitais). No entanto, produzir uma dada seqüência de números que corresponda a um som musical que possua determinadas características perceptivas desej
Publicado em: 2006
-
21. A study of Orality Performance in the cinema: voices registration in the documentary language. / Um estudo da performance da oralidade no cinema: Registros da voz na linguagem documental.
O presente trabalho estuda a importância da voz no cinema documentário, considerando este um espaço privilegiado onde podemos observar e analisar as performances da voz, e desta maneira contribuir para o estudo da oralidade nas mídias. A escolha do documentário Adão ou Somos Todos Filhos da Terra de Walter Salles e Daniella Thomas para a análise propo
Publicado em: 2005
-
22. Discurso, silenciamento e alteração material no filme Deus e Brasileiro
Esta pesquisa, tomando como referencial teórico a Análise de Discurso de linha materialista, com o filme Deus é Brasileiro se dispôs a trazer para a prática analítica a materialidade do cinema, tendo como enfoque cenas nas quais é regular a concomitância entre intervenções divinas e alterações fílmicas atravessadas de silenciamentos. Nesses trec
Publicado em: 2005
-
23. No ritmo do rap: música, cotidiano e sociabilidade negra - São Paulo - 1980-1997
Este trabalho procurou interpretar algumas formas de sociabilidades vividas pelos negros que fazem o rap na cidade de São Paulo nas últimas duas décadas do século XX. Sociabilidades que podem ser entendidas, assim como veremos no primeiro capítulo, formas de sobrevivências inglórias experienciadas com o pequeno trabalho e criminalidade praticada no es
Publicado em: 2000