Pierre Schaeffer e Marcel Proust: as expressões da escuta

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/07/2012

RESUMO

A literatura sobre À la recherche du temps perdu de Marcel Proust, embora imensa, não tratou de sua poética de escuta. Para compreendê-la, uma seleção de excertos de Le Côté de Guermantes são interpretados com referência às noções de quatro funções da escuta, de comportamentos de escuta, e de escuta reduzida, formuladas por Pierre Schaeffer em Traité des objets musicaux. No primeiro capítulo, um estudo diacrônico de textos de Schaeffer dos anos de 1942, 1950 e 1966 mostra que a escuta reduzida não é uma estética composicional, mas uma poética de percepção auditiva. O segundo capítulo coloca em relação Schaeffer e Proust através da análise de referências ao romancista em excertos do teórico, e de um estudo de Gilles Deleuze sobre o papel da memória involuntária na busca do tempo perdido. O terceiro capítulo cruza a teoria da escuta com a literatura de modo a ilustrar a teoria com excertos do romance e a compreender o espaço sonoro do romance através da teoria. Os excertos organizam-se de acordo com personagens e lugares para ser interpretados em função de uma poética que se apresenta como perversão da escuta.

ASSUNTO(S)

musica teses.

Documentos Relacionados