Espaco Em Teatro Teses
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. A metrópole em cena: As metáforas do teatro e do cinema em Cidade de Vidro de Paul Auster e Sinédoque Nova York de Charlie Kaufman / The metropolis on the scene: the metaphors of theatre and cinema in City of Glass by Paul Auster and Synecdoche New York by Charlie Kaufman
A metáfora do mundo como um palco está presente no imaginário humano há muitos séculos, o que se pode ver nas obras artísticas e filosóficas, de Cícero a Shakespeare: o mundo é representação. O presente estudo propõe-se a analisar interdisciplinamente os desdobramentos das metáforas do teatro e do cinema, na exploração do espaço da metrópole
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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2. Olha a gota que falta : um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980)
Gota DÁgua, texto de literatura dramática de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes (1975), é analisado como um evento no campo artístico-intelectual brasileiro entre os anos de 1975 e 1980, e, também, na memória social contemporânea. Inicialmente, faz-se uma análise das trajetórias dos sujeitos produtores do evento, visando a compreender as config
Publicado em: 2010
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3. Grupo Galpão: A arquitetura teatral e o lugar na construção do espaço cênico
Este trabalho pretende investigar a arquitetura teatral e o espaço cênico como elementos fundamentais no estabelecimento da linguagem teatral do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, e de seu diálogo com o público. A partir dos conceitos de espaço e de lugar e das noções de arquitetura como espaço vivido pelo homem e de teatro como encontro, investigarem
Publicado em: 2009
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4. "La Ilíada" por César Brie :: um canto de memória, luto e história
Esta dissertação examina as relações entre o teatro e a literatura na peça La Ilíada (2000), do escritor, dramaturgo e diretor argentino César Brie (1954-). A análise tem como eixo principal os conceitos de performance, intertextualidade e tradução teatral. A partir da perspectiva da memória, desenvolvem-se reflexões sobre o caráter performátic
Publicado em: 2009
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5. O épico e o popular: Nas cenas da paixão segundo congonhas
Este trabalho se propôs abordar um pouco da história dAs Cenas da Paixão Segundo Congonhas, reconstituída, sobretudo, por meio de entrevistas com os participantes e de análise de registros fotográficos e videográficos. Elegemos como foco a encenação da sexta-feira santa e buscamos conduzir uma análise que contemplasse alguns traços de cultura popu
Publicado em: 2009
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6. "Eu existo pelo nome que te dei" :: Ana C. por Bernardo Carvalho
O estudo comparativo dos corpos teóricos que formam os universos de escrita de Ana Cristina Cesar e Bernardo Carvalho, a partir da interlocução filosófica e artística delineada entre eles, quando da leitura de Teatro (1998), possibilitou um diálogo amplificado com a cultura, entendida aqui como espaço de investigação e intervenção. Nessa obra de B
Publicado em: 2009
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7. Movimento expandido: Confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarino
Esta dissertação investiga a confluência entre a dança e o teatro na composição do bailarino, participante da criação e da cena. Baseando-se em um estudo teórico e em depoimentos concedidos por artistas de Belo Horizonte, que participaram de processos de criação envolvendo as interfaces entre o teatro e a dança, a pesquisa se interessa pela manei
Publicado em: 2008
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8. INTER/LOC/AÇÃO: A concepção da obra e suas dependências espaciais
Esta dissertação desenvolve uma reflexão sobre a concepção da obra artística e suas dependências espaciais. Procuro refletir sobre as dimensões sensível, fenomenológica e expositiva da obra de arte, a partir da discussão de determinados trabalhos plásticos e cênicos realizados em Belo Horizonte entre 2002 e 2007. Recorro a conceitos e questões
Publicado em: 2007
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9. Região: leituras possíveis de Milton Santos
A presente dissertação contém uma reflexão sobre o conceito de região, na obra do geógrafo Milton Santos, contido no movimento que vai do universal ao particular. Para sua realização, tornou-se necessário compreender sua crítica a geografia regional, cujo método refere-se primeiro a regularidade empírica dos fenômenos regionais, para só, poster
Publicado em: 2007
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10. Imagens do outro como um si mesmo: drama e narrativa nos relatos biográficos de Luciano de Samosata e na Vita Antonii de Atanásio
Traçando um quadro das imagens do si mesmo e do outro em alguns relatos biográficos da Antigüidade, definimos nesta tese a constituição narrativa de um espaço judicativo do si mesmo, em remissão a uma situação de julgamento e segundo uma enunciação dramatizada. Verificamos que este tipo de narrativa, em sua determinação como drama biográfico, c
Publicado em: 2006
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11. Cartografias de uma improvisação física e experimental
A dissertação trata da pesquisa em artes cênicas que se caracteriza como improvisação física e experimental na modalidade de estudos compositivos. Suas cartografias, um conceito apresentado pelos pensadores Gilles Deleuze e Félix Guattari, implicam em abertura, conexão e multiplicidade, tanto no que se diz da própria prática-pensamento, em que se e
Publicado em: 2006