"La Ilíada" por César Brie :: um canto de memória, luto e história

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação examina as relações entre o teatro e a literatura na peça La Ilíada (2000), do escritor, dramaturgo e diretor argentino César Brie (1954-). A análise tem como eixo principal os conceitos de performance, intertextualidade e tradução teatral. A partir da perspectiva da memória, desenvolvem-se reflexões sobre o caráter performático que atua em determinados campos dessa escrita teatral, que remete ao julgamento das ações históricas e sociais do passado no presente do contexto de produção. A partir da restauração da memória, este trabalho tece considerações sobre a passagem do luto iliádico para a obra, por meio da intertextualidade, tentando demonstrar a atualidade da temática da perda no contexto pós-ditatorial latino-americano. O processo de construção do texto dramático é examinado à luz da teoria da tradução teatral, que se move pelas rupturas de espaço e tempo, mediações de culturas heterogêneas e determinação do lugar de enunciação. Articula-se o sentido político da obra em questão com uma revisão do papel da democracia em contexto específico do texto dramático.

ASSUNTO(S)

teatro traduções teses. tradução e interpretação teses. teatro (literatura) teses. memória cultural teses. literatura e história teses. literatura adaptações teses. homero ilíada. crítica e interpretação teses. enunciação teses. performance (arte) teses. intertextualidade teses. adaptações para o teatro teses. teatro latino-americano teses. brie, césar, 1954- crítica e interpretação teses.

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