"Eu existo pelo nome que te dei" :: Ana C. por Bernardo Carvalho
AUTOR(ES)
Andre Luis de Araujo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2009
RESUMO
O estudo comparativo dos corpos teóricos que formam os universos de escrita de Ana Cristina Cesar e Bernardo Carvalho, a partir da interlocução filosófica e artística delineada entre eles, quando da leitura de Teatro (1998), possibilitou um diálogo amplificado com a cultura, entendida aqui como espaço de investigação e intervenção. Nessa obra de Bernardo Carvalho, o narrador cartografa a literatura, num sentido caro a Deleuze, e em suas incursões na busca de um falar autenticamente crítico, toma a figura emblemática da personagem Ana C. (modo como a poeta carioca costumava assinar seus textos), como signo da efervescência da conturbada transição da década de 70 para os anos 80. De modo que interessa a discussão dos pontos de convergência entre os autores analisados e uma producente aproximação com o escritor argentino Jorge Luis Borges, principalmente, pela identificação de posturas críticas reconhecidas no vitalismo crescente da criação estética e crítica da cultura na qual estão inseridos
ASSUNTO(S)
literatura comparada brasileira e argentina teses. literatura comparada argentina e brasileira teses. imitação na literatura teses. borges, jorge luis, 1899-1986 crítica e interpretação teses. carvalho, bernardo, 1960- teses. poesia narrativa teses. cultura teses. cesar, ana cristina, 1952-1983. inéditos e dispersos : poesia/prosa crítica e interpretação teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7QQJGMDocumentos Relacionados
- A passagem do "eu penso" ao "eu existo" em Jaakko Hintikka e em Jacques Lacan
- “eu estou cada vez menos sabendo o que é o Brasil”
- Traduzindo tolo: “eu canto o que ela cantou que ele disse que...” ou “quando cantamos somos todas hipermulheres”
- “Eu me sentia assim, meio que excluído”: performances hegemônicas e as dissidências na escola
- Debate sobre o artigo de Ana Maria C. Aleksandrowicz