Espaco E Tempo No Cinema
Mostrando 13-24 de 36 artigos, teses e dissertações.
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13. Telenovelas e interpretações do Brasil
Ao longo dos últimos quarenta anos, as telenovelas - seriados comerciais exibidos seis vezes por semana em horário nobre, feitos para um público imaginado como feminino, mas assistidos por um público composto, em sua fase mais popular, em 40% por homens - se tornaram espaço privilegiado de interpretação do Brasil. Uma complexa rede de relações envol
Lua Nova: Revista de Cultura e Política. Publicado em: 2011
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14. Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos / Film direction strategies: filmmaking processes in contemporary brazilian feature films.
Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Ale
Publicado em: 2010
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15. Transgressão do Bom Fim
O Bom Fim mudou muito nos últimos anos. A vida noturna, que era tida como sua característica principal nas décadas de 1980 e 1990, não está mais lá. O cinema e os bares também não fazem mais parte daquela paisagem. A intenção da presente dissertação é compreender este momento do bairro que acabou. Para isso, foram utilizados os conceitos de espa
Publicado em: 2010
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16. A mulher na sociedade da comunicação ciberdigital / The woman in the society ciberdigital comunication.
O principal objetivo desta pesquisa é traçar um panorama sobre a trajetória da mulher no contexto da sociedade contemporânea a partir da Revolução pós- industrial utilizando-se para isso: o cinema, a propaganda e a internet . O ponto de partida é a revolução tecnológica a partir dos anos 70, seguindo com a revolução robótica, ciborgue e virtual
Publicado em: 2010
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17. A apropriação crítica da arquitetura e urbanismo modernos através da linguagem cinematográfica: Playtime, 1967, de Jacques Tati / A critical appropriation of modern architecture and urbanism through cinematographic language: Playtime, 1967, by Jacques Tati
A relação do cinema com outras linguagens e outras artes tem despertado grande interesse em novos trabalhos de pesquisa no âmbito da pós-graduação, e se insere no interior de uma pluralidade de posturas de investigação adotadas a partir dos anos 1980 acerca do espaço fílmico. Partindo da relação entre arquitetura/urbanismo e cinema, este trabalho
Publicado em: 2009
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18. Carpe Diem: rituais cotidianos no Satyricon - Petrônio e Fellini
Este estudo tem por objetivo traçar uma discussão sobre os rituais cotidianos inseridos na obra fílmica o Satyricon de Federico Fellini. Este trabalho compreende o ritual, no latim ritualis, como um conjunto de práticas do homem, repleta de valores simbólicos aos quais foram recriadas e incorporadas pela indústria cinematográfica. Portanto, a análise
Publicado em: 2009
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19. Fina(s) estampa(s): o suporte representacional das Estampas Eucalol na encenação cotidiana brasileira e na memória publicitária nacional: (I Metade do Século XIX - tempo presente)
A cenografia é o Brasil urbano e, de modo mais pontual a cidade do Rio de Janeiro, aqui enfocada, em momentos de reconfigurações fisionômicas que, informadas por uma incipiente Indústria Cultural, pelo menos a partir dos anos 20 do século passado, conferiram à Publicidade um lugar de destaque, ancorado em suportes midiáticos, como o rádio,as revista
Publicado em: 2009
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20. A CINEMA MADE OF LIVE RED: CINEMATOGRAPHIC STRATEGIES THAT ARE FEATURES OF FILMMAKER PEDRO ALMODÓVAR`S WORK / UM CINEMA DO VERMELHO VIVO: ZONAS DE CRUZAMENTO CULTURAL E ESTRATÉGIAS CINEMATOGRÁFICAS EM VOLVER, DE PEDRO ALMODÓVAR
O objetivo desta pesquisa é uma análise das estratégias cinematográficas que são marcas específicas da obra do diretor espanhol Pedro Almodóvar, especialmente no que se refere às zonas de cruzamento cultural que evidenciam novas formas do posicionamento do sujeito no mundo. Para isto, realiza-se um desdobramento de certos elementos presentes na fonte
Publicado em: 2008
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21. REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO E O TEMPO NO CONTEXTO DAS INTERFACES ENTRE O CINEMA E A WEB
The proposal of this research is to verify, at first, the possibility of exchanges amongst the cinema and the worldwide web, and once it is possible, what are the probable applications of this proposal. To achieve this, I do investigate the hypothesis of a plausible time reading in the internet context, in the same way Deleuze applies it to the cinema. Which
Publicado em: 2008
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22. Agentes verossímeis: uma investigação sobre a construção dos personagens autônomos nos videogames
A partir do universo dos games de personagem e games de simulação, a pesquisa em curso pretende descrever a narrativa nos games como uma simulação imersiva, a ser experimentada pelo interator através de seu percurso pelo espaço virtual do game no papel de um personagem e de sua interação com personagens autônomos, operados pelo software. Levamos adi
Publicado em: 2008
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23. Estratégias de construção no cinema de Andriêi Tarkóvski: a perspectiva inversa como procedimento
Essa tese propõe estudar estratégias de construção no cinema do cineasta russo (soviético) Andriêi Arsiénievitch Tarkóvski, estabelecendo o campo de análise nos sete longas-metragens realizados por ele entre 1962 e 1986. A hipótese central é que a obra cinematográfica tarkóvskiana se fez, a partir da articulação de procedimentos inerentes ao m
Publicado em: 2007
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24. Russian ark, memory ark / Arca russa, arca da memoria
Este trabalho é uma interpretação do filme "Arca Russa", dirigido pelo cineasta Alexander Sokurov, como construção de um espaço da memória sob a luz dos escritos do autor italiano Giulio Camillo. "Arca Russa" remete a imagens literárias, imagens de um palácio, imagens de quadros, imagens de uma cidade, imagens da imaginação. Segui a própria idéi
Publicado em: 2007