Transgressão do Bom Fim
AUTOR(ES)
Pedroso, Lucio Fernandes
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
O Bom Fim mudou muito nos últimos anos. A vida noturna, que era tida como sua característica principal nas décadas de 1980 e 1990, não está mais lá. O cinema e os bares também não fazem mais parte daquela paisagem. A intenção da presente dissertação é compreender este momento do bairro que acabou. Para isso, foram utilizados os conceitos de espaço e lugar de Michel de Certeau. Segundo este autor, o lugar é constituído a partir da ação disciplinadora que organiza cada coisa em uma localidade específica, uma separada da outra. O espaço é o lugar praticado. Nos grandes centros urbanos se impõe a disciplina, enquanto seus habitantes se apropriam dos limites impostos, criando brechas. O lugar é a ordem e busca a permanência no tempo, o espaço muda constantemente. Práticas criativas cotidianas transformaram a vida do Bom Fim desde o seu começo. Durante as duas últimas décadas do século XX, as práticas noturnas ocuparam o bairro, modificando ele e as representações dele. A porta de entrada para este novo Bom Fim foi um conjunto de bares próximo a UFRGS, conhecido como Esquina Maldita. Desde a década de 1970 tem ocorrido um intenso crescimento urbano e populacional na cidade de Porto Alegre. Durante esse processo, houve a abertura do bairro enquanto um novo terreno de ação, onde era possível praticar novas formas de comportamento, explorar novos caminhos e novas maneiras de produzir arte na cidade. A partir da Esquina ocorreu um movimento de expansão, exploração e ocupação das outras ruas, cinemas, bares, auditórios e do parque da Redenção. Muitos bares começaram a surgir na Avenida Osvaldo Aranha e nas transversais. Mais pessoas começaram a ir a esses bares e locais. A Esquina, filmes, músicas, shows, bares ajudaram a fixar o Bom Fim como um espaço aberto, jovem, de boêmia transgressora e produção artística intensas, peculiares e criativas. A partir do final da década de 1980 foi imposto um disciplinamento que acabou com estas características.
ASSUNTO(S)
historia do rio grande do sul transgression bom fim (porto alegre, rs) história política bohemia transgressão space cultura boemia
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/18359Documentos Relacionados
- À moda da casa : éticas e estéticas da cultura jovem no cenário contemporâneo do bairro Bom Fim, Porto Alegre
- COPI: transgressÃo e escrita transformista
- Contribuições para a sustentabilidade da paisagem : percepção ambiental no loteamento popular Bom Fim, São Leopoldo - RS
- A transgressão do fantastico em Murilo Rubião
- Entre silêncios, nódoas e cobiça: homossexualidades masculinas, dominação e transgressão em O Barão de Lavos, de Abel Botelho e Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha