Espaao No Cinema
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. The theater of Peter Brook in the film Marat / Sade: a study of aspects of theatrical vision of Brook in his film Marat / Sade / O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: um estudo de aspectos da visÃo teatral de Brook em sua obra cinematogrÃfica Marat/Sade
O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da busca de Peter Brook no campo teatral. O espetÃculo estudado para a compreensÃo do tema à A perseguiÃÃo e o assassinato de Jean-Paul Marat, representados pelo Grupo Teatral do HospÃcio de Charenton, sob a direÃÃo do Senhor de Sade, cujo roteiro se inspira no texto dramatÃrgico de autoria de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/05/2012
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2. Howards end: o espaÃo nas narrativas literÃria e fÃlmica / Howards end: the space in the literary and in the filmic narratives
A presente dissertaÃÃo examina a construÃÃo do espaÃo em duas narrativas: o romance Howards End (1910), de E. M. Forster, e o filme Retorno a Howards End (1992), dirigido por James Ivory. Nossa hipÃtese à de que a narrativa fÃlmica serve-se de elementos espaciais para tecer comentÃrios sobre o gÃnero ao qual pertence: os filmes de heranÃa; e, assi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/02/2012
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3. O dispositivo e seu processo: anÃlise dos filmes 33, filmefobia e seus diÃrios de campo / The device and its process: analysis of 33 films, filmefobia and his field diaries
This research analyzes the movies 33(2003) and Filmefobia (2009), directed by Brazilian filmmaker Kiko Goifman. The movies were studied from their cinematographic perspective and narratives, seeking to indentify how act the appartus developed by the director and its relationship with the creative process. From an explanation about the concept of apparatus in
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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4. Abril despedaÃado: das montanhas albanesas ao sertÃo nordestino
O trabalho investiga as relaÃÃes entre Literatura e Cinema a partir da obra Abril despedaÃado, romance albanÃs adaptado pelo cineasta brasileiro Walter Salles JÃnior. Para tanto, analisamos como as categorias narrativas â tempo, espaÃo, personagens e foco narrativo â foram apresentadas em cada expressÃo artÃstica. Neste sentido apoiamo-nos em discu
Publicado em: 2009
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5. Que mergulho! O espaÃo vertiginoso da subjetividade feminina no livro/filme as horas
The novel The Hours by Michael Cunningham, adapted to the cinema with the same title, by Stephen Daldry, illustrates so well a contemporary tendency of an artistic creation in which a text is constructed from other famous texts onwards, questioning aspects of origin, as well as considering some characteristics which include fragmentation and parody. The aim
Publicado em: 2008
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6. RepresentaÃÃes Realistas do SertÃo: do Canto do Mar ao Baile Perfumado
A partir da anÃlise de quatro filmes de longa metragem, interrogaremos qual à a imagem do SertÃo e do sertanejo projetada na tela do cinema. Considerando a vasta cinematografia sobre o assunto, compreendemos que os filmes escolhidos e estudados traduzem uma idÃia de sertÃo amalgamado aos ârealismos e relatos histÃricosâ do seu espaÃo. Alguns filmes
Publicado em: 2008
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7. Dans les Ãcrans de la ville: salles de cinÃma et vie urbaine à Fortaleza des annÃes de 1920 / Nas telas da cidade: salas de cinema e vida urbana na Fortaleza dos anos de 1920
Na presente dissertaÃÃo refletimos sobre os significados das salas de exibiÃÃo cinematogrÃfica existentes na capital cearense nos anos de 1920. Buscamos perceber a relevÃncia destes espaÃos em um perÃodo em que o cinema no Ãmbito mundial passava por significativas mudanÃas com a valorizaÃÃo de um novo pÃblico abonado financeiramente. Em Fortalez
Publicado em: 2007
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8. Um Agreste moderno? Ecos da modernidade e a instituiÃÃo dos signos modernos na cidade de Belo Jardim entre 1953-1978
Este trabalho busca analisar a instituiÃÃo dos signos modernos na cidade de Belo Jardim, localizada no Agreste de Pernambuco, no perÃodo de 1953 a 1978. Dentre outras possibilidades elegemos discutir as transformaÃÃes urbanas, o futebol e o discurso acerca da industrializaÃÃo na cidade. Partindo de algumas inquietaÃÃes sobre a contemporaneidade cita
Publicado em: 2004