The theater of Peter Brook in the film Marat / Sade: a study of aspects of theatrical vision of Brook in his film Marat / Sade / O teatro de Peter Brook no cinema de Marat/Sade: um estudo de aspectos da visÃo teatral de Brook em sua obra cinematogrÃfica Marat/Sade
AUTOR(ES)
Lisa Souza Brito
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
31/05/2012
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da busca de Peter Brook no campo teatral. O espetÃculo estudado para a compreensÃo do tema à A perseguiÃÃo e o assassinato de Jean-Paul Marat, representados pelo Grupo Teatral do HospÃcio de Charenton, sob a direÃÃo do Senhor de Sade, cujo roteiro se inspira no texto dramatÃrgico de autoria de Peter Weiss. Esta pesquisa busca ainda discutir o conceito de teatralidade presente no filme de Brook, tendo como ponto inicial a questÃo do olhar, a partir de autores como Josette FÃral, Patrice Pavis, Matteo Bonfitto, e procurando estabelecer um diÃlogo com facetas das ideias teatrais do prÃprio Brook. O estudo da linguagem cinematogrÃfica do diretor inglÃs procura assim considerar a teatralidade do filme fazendo uma analogia com questÃes do pensamento de Antonin Artaud, que dizem respeito ao teatro como um duplo da vida, em seu Teatro da Crueldade, e com as ideias de Bertolt Brecht em seu Teatro Ãpico, que considera o mundo passÃvel de transformaÃÃo
ASSUNTO(S)
peter brook cinema teatralidade no cinema espaÃo vazio marat/sade peter brook teatro marat/sade empty space theatricality in cinema
ACESSO AO ARTIGO
http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3050Documentos Relacionados
- FILMANDO UMA PEÇA: TEATRO E CINEMA NA OBRA DE PETER BROOK
- Cinema brasileiro nos jornais : uma anÃlise da crÃtica cinematogrÃfica na Retomada
- Sade: Criação e processo do drama
- MemÃria filmada : estudo do documentÃrio de Eduardo Coutinho como possibilidade de entrecruzamento entre as narrativas histÃrica e cinematogrÃfica
- Charles Peter Beynon Brook