Abril despedaÃado: das montanhas albanesas ao sertÃo nordestino

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O trabalho investiga as relaÃÃes entre Literatura e Cinema a partir da obra Abril despedaÃado, romance albanÃs adaptado pelo cineasta brasileiro Walter Salles JÃnior. Para tanto, analisamos como as categorias narrativas â tempo, espaÃo, personagens e foco narrativo â foram apresentadas em cada expressÃo artÃstica. Neste sentido apoiamo-nos em discussÃes sobre teorias da adaptaÃÃo, cÃdigos literÃrios e linguagem cinematogrÃfica. A partir de entÃo, percebemos que o espaÃo exerce uma funÃÃo fundamental no processo de transposiÃÃo e que ele à um dos elementos estruturadores da recriaÃÃo fÃlmica. Ao longo da pesquisa analisamos trechos do filme e do livro que denotam aspectos relevantes e que traduzem o espÃrito dialÃgico das obras. A nossa hipÃtese inicial era que a construÃÃo do espaÃo cinematogrÃfico em Abril refletia no campo do cinema uma atualizaÃÃo de um projeto regional surgido na dÃcada de 30 com o Romance Regionalista. No entanto, durante a investigaÃÃo observamos que Salles reproduz o SertÃo, legitimando, portanto, uma imagÃtica da regiÃo pautada em anacronismos e representaÃÃes do imaginÃrio social congeladas

ASSUNTO(S)

analyse filmique anÃlise fÃlmica cinema brasileiro relaction entre les arts relaÃÃo entre as artes comunicacao cinÃma bresilien

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