Dramaturgia Do Seculo Xx
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1. A Dramaturgia como Fonte para uma História da Iluminação Cênica: Pirandello capocomico iluminador
Resumo: O presente artigo, na proposta de uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna, debruça-se sobre o contexto da cena moderna italiana do início do século XX, utilizando-se da dramaturgia metateatral de Luigi Pirandello como fonte documental para a história do teatro. Assim, trata inicialmente das questões metodológic
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 09/09/2019
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2. Carnavalização no teatro ibérico barroco
RESUMO Este artigo é oriundo da pesquisa resultante na tese de doutorado Antônio José da Silva: uma dramaturgia de convenções1. No presente texto, discute-se o princípio de carnavalização no teatro ibérico a partir de diferentes perspectivas teóricas, dentre as quais a de Mikhail Bakhtin. Nesse sentido, a partir da descrição da personagem-tipo do
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
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3. A Dramaturgia do Corpo no Teatro Indiano como Visível Poesia
Resumo: No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em part
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
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4. O teatro anarquista como prática social do movimento libertário (São Paulo e Rio de Janeiro de 1901 a 1922) / The anarchist theater as social practice of the libertarian movement (São Paulo and Rio de Janeiro from 1901 to 1922)
Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o teatro anarquista como prática social do movimento libertário nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Utilizamos como recorte cronológico os anos entre 1901 e 1922, quando os segmentos anarquistas e sindicalistas revolucionários da classe trabalhadora influenciaram diretamente o movimento operá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2012
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5. Estações e Trilhos da Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André (SP) 1990-2000
Estações e Trilhos da Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André (1990- 2000) acompanha uma década na trajetória da escola de teatro, a ELT, procurando trazer à tona os modos de viver a formação e a criação teatral, bem como os diálogos realizados com seu tempo e lugar. Três eixos compõem as fontes: documentos escritos, imagens e entrevistas, s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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6. Tecido de vozes: texturas polifônicas na cena contemporânea mineira / Tissue of voices: polyphonic textures on the contemporary scene in Minas Gerais
A tese investiga as texturas teatrais produzidas no âmbito dos processos de criação colaborativa vivenciados por coletivos teatrais de Belo Horizonte, a partir de sua experiência de participação dentro do projeto Cena 3x4. O projeto, realizado de 2003 a 2005, pela Maldita Cia. em parceria com o Galpão Cine Horto, propunha a criação concomitante de q
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2011
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7. A peregrinação ocidental no teatro de Afonso Álvares (XVI) e Xavier Lama (século XX) / The pilgrimage in the ocidental theatre of Afonso Alvares (sixteenth century) and Xavier Lama (twentieth century)
Esta dissertação tem por objetivo mostrar como o mito de São Tiago Maior e a peregrinação religiosa na Idade Média são retratados na dramaturgia portuguesa e galega. Para isso, reporta-se a duas obras: Auto de Santiago de Afonso Álvares (Portugal - séc. XVI) e O Peregrino errante que cansou ó demo de Xavier Lama (Galícia séc. XX). Objetiva verifi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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8. Teatro em revolução (1959-2010)
O teatro cubano, nas suas múltiplas formas de expressão, tem mantido diálogo com a vida cultural, social e política. Os caminhos da encenação cubana das últimas cinco décadas coincidem com o período em que, após o triunfo da Revolução, a sociedade cubana se empenha em um complexo processo de aprendizagem e construção de uma nova ordem. A criaç
Estud. av.. Publicado em: 2011-08
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9. Sem medo das palavras: Introdução à Obra de Lourdes Ramalho
Esta dissertação é uma breve introdução à obra de uma das mais importantes dramaturgas da atualidade: Lourdes Ramalho (Maria de Lourdes Nunes Ramalho, Jardim do Seridó-RN, 1926). A sua produção literária para adultos (peças de teatro e/ou cordéis) foi pensada aqui considerando três aspectos que, relacionados, dão à sua escrita uma forma singul
Publicado em: 2011
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10. Retemperando o drama : convenção e inovação segundo a crítica teatral dos anos 1890 / Spicing again the drama : convention and innovation according to the dramatic criticism of the 1890s
Esta tese visa a realizar uma análise da crítica teatral, publicada nos jornais fluminenses entre 1890 e 1900, perante as tensas discussões acerca da "decadência" do teatro nacional no meio intelectual brasileiro e as inovações deflagradas no âmbito da literatura dramática, em especial o gênero do drama. O tema da "decadência" do teatro nacional en
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/04/2010
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11. O espaço dos miseráveis no teatro brasileiro nas décadas de 1950 e 1960
O foco da tese consiste na análise do protagonismo dos miseráveis na dramaturgia brasileira das décadas de 1950 e 1960, seus conflitos de classe e suas relações com distintos espaços de significação social. Para tal objetivo, a pesquisa estrutura-se a partir da identificação de três vertentes espaciais de representação: a primeira delas composta
Publicado em: 2010
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12. Confissões do corpo : composição cênica e diálogo poético com a literatura de Ana Cristina César
Este estudo propõe a pesquisa teórica e a experimentação prática de processos compositivos do ator-dançarino na construção de material cênico, estabelecendo relações com elementos constitutivos da obra literária de Ana Cristina Cesar. A pesquisa está alicerçada no conceito de trabalho sobre si mesmo, compreendido como uma idéia fundamental no
Publicado em: 2007