Teatro em revolução (1959-2010)
AUTOR(ES)
Tabares, Vivian Martínez
FONTE
Estud. av.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011-08
RESUMO
O teatro cubano, nas suas múltiplas formas de expressão, tem mantido diálogo com a vida cultural, social e política. Os caminhos da encenação cubana das últimas cinco décadas coincidem com o período em que, após o triunfo da Revolução, a sociedade cubana se empenha em um complexo processo de aprendizagem e construção de uma nova ordem. A criação cênica, que compreende tanto a dramaturgia escrita como os discursos da representação, relaciona-se de um modo ou de outro com o esplendor da vida revolucionária e com seus tropeços e contratempos, por meio de linguagens e estilos que abarcam o realismo e outras tendências experimentais do teatro do século XX, como a dança e as novas tecnologias. Não é uma criação complacente, mas uma arte que, não sem problemas e com aguda perspectiva crítica, permite refletir sobre quem somos e como nós, o cubanos, vivemos.
ASSUNTO(S)
teatro dramaturgia representação grupos revolução
Documentos Relacionados
- A cultura musical cubana em cinco décadas fecundas (1959-2010)
- Anatomia do entusiasmo: cultura e revolução em Cuba (1959-1971)
- A educação em Cuba entre 1959 e 2010
- A IDEOLOGIZAÇÃO DE “ROUSSEAU” NO TEATRO DA REVOLUÇÃO FRANCESA
- O processo político da revolução nacional-democrática e o socialismo na América Latina: um estudo comparativo sobre os programas da Revolução Cubana de 1959 e da Revolução Bolivariana da Venezuela