Dramaturgia Da Forma
Mostrando 1-12 de 47 artigos, teses e dissertações.
-
1. Carnavalização no teatro ibérico barroco
RESUMO Este artigo é oriundo da pesquisa resultante na tese de doutorado Antônio José da Silva: uma dramaturgia de convenções1. No presente texto, discute-se o princípio de carnavalização no teatro ibérico a partir de diferentes perspectivas teóricas, dentre as quais a de Mikhail Bakhtin. Nesse sentido, a partir da descrição da personagem-tipo do
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 05/08/2019
-
2. Experiências com as leituras de João Gilberto Noll
Resumo O presente texto está pautado por uma espécie de profanação do artigo acadêmico. A partir de uma explícita exposição da subjetividade e da confessionalidade, orquestra-se um ensaio-experimento (ensaio-experiência), marcado pela fusão entre escrita criativa e teoria literária. Ao recorrer ao texto dramático, busco registrar dialogicamente q
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 20/05/2019
-
3. Do Trabalho Etnográfico à Dramaturgia: uma pesquisa teatral sobre os afro-brasileiros do Togo, atualmente
Resumo8: Ao combinar os métodos da antropologia cultural aos do teatro, este artigo considera o processo de criação artística como um campo de trabalho etnográfico. A abordagem proposta visa inverter a postura habitual do pesquisador, considerado como um observador externo ao objeto estudado. Ao colocar literalmente o seu campo à obra, o pesquisador cr
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2016-04
-
4. História de um Adereço: do quotidiano ao palco
RESUMO Um objeto do quotidiano pode ser usado em performance como mediador entre a realidade do palco e a ficção da narrativa. Pode movimentar-se entre estes dois universos, permitindo aos performers percorrer a fronteira entre os espaços de representação e de ficção, tal como são definidos por Gay McAuley em Space in Performance - reposicionando men
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-08
-
5. Caderno de Dramaturgia : uma proposta de trabalho a partir de "Noite de Reis", De William Shakespeare / Drama Notebook : a working proposal based on "Twelfth Night", by William Shakespeare
A presente dissertação apresenta dois objetos de análise: uma discussão sobre a arte na contemporaneidade, por meio do estudo de conceitos da Semiótica e da Teoria da Recepção, relacionando-os à dramaturgia produzida nos dias de hoje; e a produção de um exercício de dramaturgia sob a forma de transcriação enquanto operação intersemiótica. Ess
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/08/2012
-
6. The text that comes from the body: literacy-orality relations in the making of theatrical text / O texto que nasce do corpo: relaÃÃes entre escrita e oralidade na construÃÃo do texto teatral
O presente trabalho discute a relacao entre escrita e oralidade na criacao de dramaturgia. Analisa as caracteristicas especificas de cada modo de utilizar a linguagem verbal, questionando os paradigmas estabelecidos nas formas de entender o texto teatral. Para isso, questiona o tratamento dado as criacoes orais dos atores em situacoes nas quais nao contam co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2012
-
7. Temas e acontecimentos da história do Brasil contemporâneo pela dramaturgia de Gianfrancesco Guarnieri
Este trabalho aborda por meio da relação história/teatro e arte/política, a produção dramatúrgica de Gianfrancesco Guarnieri no período de 1958 a 1976. Comprometido com a realidade brasileira, fez de sua arte bandeira de luta por uma politização cada vez maior dessa sociedade, ou seja, o comprometimento político assumido por sua produção artíst
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
8. Leituras de Medeia: o mito e o lastro cultural
Se o texto clÃssico à equivalente do universo e ressoa como pano de fundo no inconsciente coletivo, como afirma Ãtalo Calvino (2002), à por meio dos processos de releitura, por meio da intertextualidade, que este se reavivarà ao longo do tempo. O trabalho intertextual, todavia, conforme aponta Laurent Jenny (1979), pode revelar-se tanto na âreativaÃÃ
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/02/2012
-
9. O passado é indestrutível : história e memória em Tango de Carlos Saura
Buenos Aires. Metade do século dezenove. Uma política de fomento à imigração européia traz às terras portenhas mais de seis milhões de imigrantes. Ao contrário do que o governo argentino esperava, as que compunham esse cenário não eram pessoas requintadas, conhecedoras de arte e ciência, muito menos mão de obra qualificada. Os imigrantes de pouc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
10. Os (Des)Caminhos das Mulheres no Teatro de Nelson Rodrigues: Uma ArticulaÃÃo Entre o Teatro e a PsicanÃlise / Womens un-ways in the theatre of Nelson Rodrigues: an articulation between theatre and psychoanalysis
Esta dissertaÃÃo se debruÃa sobre algumas das personagens mulheres emblemÃticas do teatro de Nelson Rodrigues, visando investigar os possÃveis caminhos ou descaminhos dessas personagens, a fim de compreender as diversas expressÃes da sexualidade feminina, bem como as fantasias e posiÃÃes subjetivas que as mulheres rodriguianas ocupam no exercÃcio de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2011
-
11. O criado e o semideus : o tragicômico em O Precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva / The valet and the semigod : the tragicomic at O Precipício de Faetonte, Antônio José da Silva
Esta dissertação tem o objetivo de analisar a personagem de Chichisbéu na peça O Precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva (1705-1739), representada em 1739 no Teatro do Bairro Alto, Lisboa, Portugal. Partindo de perspectivas teóricas diversas, mas convergentes no sentido de compreender a pouco explorada dramaturgia do período, buscase um ent
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
12. O corpo conectado : a poética do in(di)visível na construção da dramturgia corporal / The connected body : the poetics of the in(di)visible in the construction of the corporal dramaturgy
Esta pesquisa apresenta uma reflexão e articulação teórico-prática sobre a poética e construção da dramaturgia corporal a partir dos conceitos pneuma, qi e prana, os quais foram indagados em laboratórios práticos de treinamento, exploração coreográfica e criação cênica. O Corpo Conectado apresenta-se como um termo que condensa a idéia de um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011