Experiências com as leituras de João Gilberto Noll

AUTOR(ES)
FONTE

Estud. Lit. Bras. Contemp.

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/05/2019

RESUMO

Resumo O presente texto está pautado por uma espécie de profanação do artigo acadêmico. A partir de uma explícita exposição da subjetividade e da confessionalidade, orquestra-se um ensaio-experimento (ensaio-experiência), marcado pela fusão entre escrita criativa e teoria literária. Ao recorrer ao texto dramático, busco registrar dialogicamente quinze horas de interlocução com João Gilberto Noll. Relendo meus diários de anotações encontrei muitas frases do autor. Escrever um texto dramático foi uma forma de experimentar outras formas de teorizar sobre a literatura brasileira contemporânea. Acredito que é chegado o tempo de contrabandos epistemológicos e diásporas disciplinares. Alinhada à afirmação deleuziana de que cada conceito é uma territoriedade, a presente dramaturgia busca uma condição de clandestinidade com relação às canônicas formulações ensaísticas. Quando JGN lia seus textos publicamente, sempre havia uma mistura de desconforto e inquietação. A presente peça-ensaio também busca uma forma de escrita disruptiva: uma teatralidade do conhecimento.Abstract The present text is based on a kind of desecration of the academic article. An essay-experiment, marked by the fusion of creative writing and literary theory, in which is constructed an explicit exposition of subjectivity and confession. Making use of the dramatic form, I seek to reconstruct fifteen hours of dialogue with João Gilberto Noll. In the rereading of my notes, I found many of the author’s own phrases. Writing a dramatic text was a way of experimenting with other forms of theorizing about contemporary Brazilian literature. I believe the time has come for disciplinary diasporas and epistemological bootlegging. Aligned with the Deleuzian assertion that each concept is a territoriality, the present dramaturgy offers a behind-the-scenes glimpse at the construction of the canonical essay. When JGN read his texts in public there was always a mixture of discomfort and restlessness. This essay-play also seeks to present a form of disruptive writing: a theatricality of knowledge.

Documentos Relacionados