Divindade
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25. Mensageiros divinos na Bíblia Hebráica / Divine messengers in the Hebrew Bible
A presente dissertação tem por objetivo a realização de uma análise geral dos mensageiros divinos designados pelo termo malakh relatados na Bíblia hebraica. No texto bíblico o termo malakh é empregado por fazer referência a mensageiros humanos e ainda aos enviados sobrenaturais subordinadas a Deus. Todo o primeiro capítulo é reservado à investiga
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/05/2011
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26. Héracles de Luciano de Samósata: o herói multifacetado: o herói multifacetado
Este trabalho trata de Luciano de Samósata, escritor sírio do século II d.C e, especificamente, de uma de suas obras menos conhecidas: o prelúdio Heracles . Nos primeiros capítulos foi dada maior atenção ao escritor e a sua modalidade de escrita, às correntes filosóficas e literárias a que se vinculou e o momento histórico vivido por Luciano. O es
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
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27. Olímpia e os Olimpiéia: a origem e difusão do culto de Zeus Olímpio na Grécia dos séculos VI e V a.C. / Olimpia and the Olympieia: the origin the dissemination of Zeus Olympios\ cult in Greece in the sixth and fifth centuries B.C.
Esta pesquisa tem como objetivo estudar os templos dedicados a Zeus Olímpico, chamados de Olimpiéia, construídos entre os séculos VI e V a.C., época arcaica e clássica. Nossa intenção é compreender em que medida o santuário de Olímpia na Grécia continental foi responsável pela origem e difusão do culto de Zeus Olímpico no restante do mundo gre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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28. O silêncio de Deus segundo Hans Urs von Balthasar
Muitas indagações se nos apresentam desde as tragédias e atrocidades que marcam a história. A humanidade tem enfrentado tantas realidades que colocam o discurso sobre Deus em choque. A análise da história do homem leva a impossibilidade de se falar de Deus a partir de idéias tradicionais, de um Deus transcendente, imutável, onipotente. Pode-se falar
Publicado em: 2011
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29. Entre linhas e superfícies, o poder e a memória nos arcos triunfais na Roma imperial ( séculos I IV) / Entre les lignes et les surfaces, la puissance et de mémoire dans les arcs de triomphe Rome impériale (siècles I - IV)
A presente pesquisa busca uma aproximação entre a arquitetura, a arte e a escrita por meio da investigação dos arcos triunfais de Tito (81), Septímio Severo (203) e Constantino (315) remanescentes em Roma. Essas estruturas arquitetônicas de caráter comemorativo de vitórias militares são vistas como suportes para esculturas, inscrições e relevos. D
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
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30. Natureza dos deuses e divindade da natureza: reflexões sobre a recepção antiga e moderna do antropomorfismo divino grego
A dificuldade em admitir-se o antropomorfismo dos deuses aparece na Grécia a partir da época arcaica, com os primeiros textos em prosa dos pensadores pré-socráticos. Neste estudo definirei as principais características dessa reflexão crítica sobre os limites do antropomorfismo, bem como a recusa dos intérpretes modernos em aceitar o antropomorfismo g
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2010-12
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31. O paternalismo e o juramento hipocrático
É dito e comumente aceito que tradição do paternalismo médico remonta ao juramento hipocrático. Esse paternalismo é tido como uma das manifestações de uma relação assimétrica entre médico e paciente. Ao estudar alguns dos escritos Hipocráticos, obtiveram-se referências relativas ao respeito do enfermo pelo médico que incluía o diálogo e a su
Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Publicado em: 2010-12
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32. Entre linhas e superfícies, o poder e a memória nos arcos triunfais na Roma imperial ( séculos I IV) / Entre les lignes et les surfaces, la puissance et de mémoire dans les arcs de triomphe Rome impériale (siècles I - IV)
A presente pesquisa busca uma aproximação entre a arquitetura, a arte e a escrita por meio da investigação dos arcos triunfais de Tito (81), Septímio Severo (203) e Constantino (315) remanescentes em Roma. Essas estruturas arquitetônicas de caráter comemorativo de vitórias militares são vistas como suportes para esculturas, inscrições e relevos. D
Publicado em: 2010
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33. Vontade e dionisÃaco em O nascimento da tragÃdia de Nietzsche / Will and dionysiac in The birth of tragedy of Nietzsche
A noÃÃo de dionisÃaco constitui-se como noÃÃo basilar, como verdadeira novidade da visada filosÃfica, estÃtica e filolÃgica de Nietzsche sobre os gregos e a arte trÃgica. O nascimento da tragÃdia à escrito sob a sombra do vocabulÃrio e da metafÃsica de Schopenhauer, e, ainda, numa relaÃÃo muito prÃxima com os temas estÃticos e metafÃsicos d
Publicado em: 2010
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34. A pluralidade da verdade em Erasmo / The truth plurality in Erasmus
Há uma tradição platônica entre os grandes leitores da obra de Erasmo de Rotterdam, o Príncipe dos Humanistas, que se concentra sobre a cuidadosa síntese feita pelo mestre para superar a ruptura entre fé e razão, através da compatibilização da erudição pagã à cristã em uma mesma doutrina que significasse, na polifônica Europa renascentista,
Publicado em: 2010
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35. A filosofia dionisÃaca de Nietzsche: supressÃo da metafÃsica e pathos afirmativo / The Dionysian philosophy: suppression of metaphysics and pathos affirmative
O objetivo do presente trabalho consiste na investigaÃÃo da concepÃÃo da filosofia dionisÃaca apresentada por Friedrich Nietzsche em seus escritos finais. O filÃsofo alemÃo lanÃa a noÃÃo de dionisÃaco, ao lado da noÃÃo de apolÃneo, em seu primeiro livro publicado, a saber, O nascimento da tragÃdia (1872). Nesta obra hà uma influÃncia direta
Publicado em: 2010
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36. O Lobo e o Morcego: A cultura popular e o imaginário inglês do século XIX / The Wolf and the Bat The Popular Culture and the English Imaginary of XIX Century
Esta dissertação foi escrita tendo como principal objetivo o desvelamento do processo pelo qual a cultura popular de um povo politicamente oprimido acabou por ser ressignificada por seu opressor e então introduzida no imaginário deste, como símbolo do imaginário literário e artístico, a fim de corroborar a ideologia neo-colonialista, sendo usada para
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2009