Entre linhas e superfícies, o poder e a memória nos arcos triunfais na Roma imperial ( séculos I IV) / Entre les lignes et les surfaces, la puissance et de mémoire dans les arcs de triomphe Rome impériale (siècles I - IV)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente pesquisa busca uma aproximação entre a arquitetura, a arte e a escrita por meio da investigação dos arcos triunfais de Tito (81), Septímio Severo (203) e Constantino (315) remanescentes em Roma. Essas estruturas arquitetônicas de caráter comemorativo de vitórias militares são vistas como suportes para esculturas, inscrições e relevos. Designamos as inscrições de linhas e os relevos de superfícies e por meio de suas leituras pretendemos decodificar o léxico da celebração pertencente à esfera pública da cidade de Roma, sede do poder político durante o Império. Aos olhos do povo, o caráter narrativo dessas imagens imortalizava a memória e reforçava o poder de seu imperador. Poder que se legitimava sob duas vertentes, a religiosa e a política e revestia de uma superioridade individual que se manifestava através da vitória militar concedida pela divindade ao próprio eleito propiciando a ascensão do imperador ao poder. Contudo essa ascensão não significava a sua permanência neste, daí a importância dos arcos como elemento de propaganda.

ASSUNTO(S)

historia império arcos triunfais poder legitimação memória 1. império 2. arcos triunfais 3. poder 4. legitimação 5. memória empire des arcs de triomphe, pouvoir légitimation mémoire

Documentos Relacionados