Diretores E Produtores De Cinema
Mostrando 1-12 de 15 artigos, teses e dissertações.
-
1. É que Glauber acha feio o que não é espelho: a invenção do Cinema Brasileiro Moderno e a configuração do debate sobre o ser cinema nacional.
O principal objetivo deste trabalho consistiu em estabelecer uma ampla interlocução entre os vários sujeitos envolvidos com as produções de sentido sobre o Cinema Brasileiro e que tomam a noção de moderno como ponto de discussão. A análise de textos e livros produzidos por cineastas e críticos de cinema permitiu enxergar os pontos de articulação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
-
2. O eu e o outro na representação fílmica da favela: uma análise de 5X Favela: Agora por Nós Mesmos e Cidade de Deus / Self and other filmic representation of the slum: an analysis of 5X Favela: Now for Ourselves and City of God
Este estudo faz a análise fílmica dos longa-metragens 5X Favela Agora por nós mesmos (2010), Cinco Vezes Favela (1962) e Cidade de Deus (2002), buscando verificar se existem diferenças entre os diferentes olhares sobre determinados grupos (classe média e moradores da favela) sociais e entre estes e o olhar desses grupos sobre si mesmos. Os filmes em que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
-
3. A Ãtica RevolucionÃria: Utopia e DesgraÃa em Terra em Transe (1967). / Ethics revolutionary: utopia and disgrace in "Entranced earth" (1967)
Os cinemanovistas produziram narrativas audiovisuais sobre a teoria e a aÃÃo revolucionÃria, em concomitÃncia com as narrativas escritas no seio da militÃncia e da intelectualidade, consagrando-se, assim, como alguns dos principais formuladores da ideologia da revoluÃÃo brasileira. Com base nessa premissa, analisa-se como o filme "Terra em transe" (19
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/03/2010
-
4. O transbordo em Estamira, de Marcos Prado
A partir de um contexto, sobretudo, simbólico - o lixo - pretende-se problematizar a (ausência de) enunciação de subjetividades refugadas (que adquirem várias denominações relacionadas à precariedade, à marginalidade e à subalternidade, como invisíveis sociais e refugos humanos). Neste processo, que envolve discussões acerca de aspectos da pós-m
Publicado em: 2010
-
5. O cinema trágico-poético de Pier Paolo Pasolini: Appunti per unOrestiade africana, Édipo Rei, Medeia / The cinema tragic-poetic of Pier Paolo Pasolini: Appunti per unOrestiade africana, Oedipus Rex, Medeia
The objects of the present work are texts about Man: the tragic-poetic cinema of Pier Paolo Pasolini and the classical Greek tragedies. That cinema author dedicated much attention to tragic texts, in which he saw a political foundation: the overcoming, by reason, of mans archaic past, which caused his existential uncertainty. After having translated Aeschylu
Publicado em: 2009
-
6. A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair
Esta pesquisa analisa obras cinematográficas relevantes que fazem referência à contracultura, na visão do cineasta tcheco Milos Forman: seus três primeiros filmes norteamericanos, que tratam direta ou indiretamente o tema Procura insaciável (Taking off EUA 1971); Um estranho no ninho (One flew over the cuckoos nest EUA 1975) e Hair (EUA / Alemanha 1979
Publicado em: 2008
-
7. O cinema popular e dialético de Tomás Gutiérrez Alea
Este estudo pretende analisar e discutir criticamente os principais filmes de longa-metragem do cineasta cubano Tomás Gutiérrez Alea, tendo como ponto principal a reflexão sobre a função social do cinema. O conceito de Cinema Popular, apresentado pelo cineasta, destaca o papel do cinema como entretenimento e espetáculo artístico, mas também o define
Publicado em: 2007
-
8. O cinema de Abbas Kiarostami: Entre a transparência e a auto-inquirição
This study is an approach to the work of the Iranian filmmaker Abbas Kiarostami. This approach is made through the analysis of some of his productions, especially in the period between Wheres my friends house? and The wind will carry us. Other films will eventually be requested in order to complement analysis. The study is separated in two parts. The first h
Publicado em: 2007
-
9. Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard
Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifoni
Publicado em: 2007
-
10. Por um cinema humanista: A identidade cinematográfica de Walter Salles, de a grande arte até abril despedaçado
Walter Salles is one of the Brazilian directors whose cinematographic production is to regulate and well accepted by the public and the critics. National and internationally recognized, Salles had directed documentaries, among short and long-films, but over than a decade he dedicated himself to the fiction cinema - until the present year of 2007 he released
Publicado em: 2007
-
11. O papel da cenografia na obra de Federico Fellini: Importância e significados do espaço cênico em Julieta dos espíritos e Satyricon
O objetivo desta pesquisa é estudar a cenografia como elemento ativo no discurso narrativo e como elemento essencial no processo de construção da imagem na obra do diretor italiano Federico Fellini. O primeiro capítulo enfoca La Dolce Vita (1960) como o ponto de transição na obra do diretor: a partir deste filme Fellini passa a usar o estúdio como uma
Publicado em: 2007
-
12. Poesia e reflexividade na produção de três documentaristas brasileiros contemporâneos: Helena Solberg, Eduardo Coutinho e Walter Carvalho
This work objectived to set up a dialogue among the reflexions os three brazilian movie makers Helena Solberg, Eduardo Coutinho and Walter Carvalho concerning the creation process in documentary making; to identify what they have in common and in what they diverge so that it makes possible for us to understand what is a documentary nowadays, its tendencies a
Publicado em: 2006