O transbordo em Estamira, de Marcos Prado
AUTOR(ES)
Darlan Roberto dos Santos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
A partir de um contexto, sobretudo, simbólico - o lixo - pretende-se problematizar a (ausência de) enunciação de subjetividades refugadas (que adquirem várias denominações relacionadas à precariedade, à marginalidade e à subalternidade, como invisíveis sociais e refugos humanos). Neste processo, que envolve discussões acerca de aspectos da pós-modernidade e da mediação na literatura e no cinema, o documentário Estamira, de Marcos Prado, será o principal corpus da tese - um corpus dúbio, operando, ora como objeto de estudo, ora como manancial teórico. Através de Estamira - personagem fabular que se projeta no filme - será proposto o conceito de transbordo, alusivo ao espaço crítico ocupado por aqueles que se encontram em um estágio de exclusão posterior à fronteira ou à margem: o além dos além .
ASSUNTO(S)
prado, marcos. estamira (filme) crítica e interpretação teses. exclusão social teses. cinema e literatura teses. literatura e sociedade teses. diretores e produtores de cinema brasil teses. documentário (cinema) brasil teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-8CBNCLDocumentos Relacionados
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