Dionisiaco
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25. O cinema de Ruy Guerra : um imaginário autoral na pós-modernidade
O sociólogo Michel Maffesoli caracteriza o pós-moderno como uma sensibilidade alternativa aos valores sustentados pela lógica de cunho racionalista. Isso significa dizer que, hoje. Já é possível, com mais clareza, observar aspectos como as emoções, os sentimentos e as intuições de um artista - no caso, o dionisíaco (referente a Dionísio, o deus d
Publicado em: 2009
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26. Nietzsche: a verdade dionisíaca contraposta à verdade metafísica
Desde seus primeiros escritos Nietzsche se ocupou de questões relacionadas ao conhecimento e à verdade, ocorre, porém, que seu objetivo não é formular uma nova teoria do conhecimento ou reformular as concepções tradicionais, mas questionar a valor da verdade, indicando que os filósofos jamais a colocaram em questão. Em conseqüência dessa superesti
Publicado em: 2009
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27. Under the mask of Dionysos: the philosophy of Camus in LÉtranger and La mort heureuse. / Sob a máscara de Dioniso: a filosofia de Camus em O Estrangeiro e A Morte feliz.
Just as Socrates represents the philosophy of Plato in his dialogues and Zarathustra embodies the concepts of the nietzschian philosophy, the Meursault of Albert Camus is an avatar for his philosophy. In the eternal present of Meursault, in the tendre indifférence of his love and opening towards the world and towards his destiny, the main concepts of the ca
Publicado em: 2009
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28. A artiscidade no Ministério da Educação e Saúde : do Apolíneo ao Dionisíaco
The present research discusses the projects for the Ministry of Education and Health in Rio de Janeiro in order to develop an aesthetics objectively justified analysis. The projects studied are from Le Corbusier (the second one for that particular space suggested by him) and the project executed and designed by the team of Lucio Costa, made by Carlos Leon, A
Publicado em: 2008
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29. A ausência do trágico: a crítica da cultura em Nietzsche e Adorno
O texto que segue versa sobre a crítica de Nietzsche e Adorno à cultura e à produção artística contemporâneas, principalmente a partir de O Nascimento da Tragédia e Dialética do Esclarecimento, para poder tecer as concordâncias e divergências entre ambos. Um dos primeiros aspectos de concordância a serem destacados, então, é a respeito da incon
Publicado em: 2008
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30. Nietzsche et la ombre d Aristophane / Nietzsche e a sombra de Aristófanes
Lobjectif de cette dissertation ne sagit que de la recherche à propos de la relation Aristophane/Nietzsche dans le période pre-bayreuthienne qui comprendre Socrate et la Tragédie, La Naissance de la Tragédie et Wagner à Bayreuth. Alors, au lieu décrire un texte prolixe, jai choisi dexposer cette relation en nemployent que de trois problèmes assez cél
Publicado em: 2008
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31. Entre júbilo e ruína: a perspectiva trágica de Nietzsche
Trata-se de investigar por que razão Nietzsche afirma, em 1888, quando revisa sua obra (Ecce Homo), que para ser justo com O Nascimento da Tragédia será preciso esquecer algumas coisas, e, não obstante, insista, no mesmo escrito, em nomear-se o primeiro filósofo trágico isto é, o extremo oposto e o antípoda de um filósofo pessimista. Nietzsche elabo
Publicado em: 2007
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32. O resgate da poética do pensamento em Ferreira Gullar e em Luis Felipe Noé
Este estudo está vinculado ao campo da Literatura Comparada, altercando fronteiras discursivas entre a poesia de Ferreira Gullar e a pintura de Luis Felipe Noé. Com base no estudo da análise do corpus, composto pela produção poética e pictórica e dos ensaios críticos dos respectivos autores, a presente tese visa estabelecer um diálogo crítico cuja
Publicado em: 2007
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33. Vida e morte na Bahia colonial: sociedades festivas e rituais fúnebres
Analisamos as representações da vida e da morte na Bahia colonial, as ambigüidades e contradições da sociedade baiana dos séculos XVII e XVIII, tendo como pano de fundo o ideal de vida nobre e honrada das elites, as grandes festas promovidas pela Igreja, pelo Estado e pelas Confrarias, em meio à pobreza que caracterizava a população colonial e a vio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/03/2006
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34. Representações do dionisíaco e do trágico na poesia de Manuel Bandeira
Este trabalho estuda as representações do mito de Dioniso e do sentimento trágico na obra poética de Manuel Bandeira. Além dos poemas, os escritos em prosa também são estudados, dada a coerência interna que caracteriza toda a obra bandeiriana. O objetivo da dissertação é apontar a formação de novos sentidos do dionisíaco e do trágico neste poe
Publicado em: 2006
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35. Sobre a leveza do humano : um diálogo com Heidegger, Sartre e Levinas
Na contramão das pesquisas sobre a humanitas do homo humanus no século XX, principalmente a que se fez no exercício da filosofia como fenomenologia em Heidegger, Sartre e Levinas, ergo aqui a possibilidade da Leveza. Considerando que nestes se delineia, pari passu ao sentido do humano, um peso existencial expresso como o fardo da finitude (Heidegger), do
Publicado em: 2006
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36. Filosofia e tragédia. Um exame do dionisíaco na obra de Nietzsche" / Philosophy and Tragedy: A Survey of the Dionysian in Nietzsches work
Esta dissertação de mestrado visa a investigar o estatuto que O nascimento da tragédia assume na obra de Nietzsche a partir das análises que o próprio filósofo faz do livro no período tardio de seu pensamento. Examinando a maneira pela qual suas teses sobre o surgimento da tragédia na antiguidade grega se filiam à metafísica da vontade de Schopenha
Publicado em: 2005