Dionisiaco
Mostrando 13-24 de 40 artigos, teses e dissertações.
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13. Harmonia e música dionisíaca: do Drama musical grego ao Nascimento da tragédia
O presente artigo tenta mostrar que as teses estéticas que aparecem em O nascimento da tragédia não são resultado de uma mera projeção subjetiva de Nietzsche sobre a arte grega. Isso porque, subjacente à argumentação de O nascimento da tragédia, haveria uma vasta fundamentação historiográfica cujos traços podem ser encontrados nos textos filol�
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2014-06
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14. A presença de Nietzsche no projeto linguístico de Deleuze e Guattari
O presente artigo busca fundamentar a presença da concepção de linguagem de Nietzsche no projeto linguístico de Gilles Deleuze e Félix Guattari. A genealogia nietzschiana propõe a superação das denominações morais afirmando o elemento dionisíaco da vida ao corporificar o devir trágico da linguagem através da figura de Zaratustra. Apropriando-se
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 2014-05
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15. Criação, afirmação e arte : de o nascimento da tragédia à a gaia ciência
O objetivo da dissertação foi compreender, tanto o modo como Nietzsche concebeu as relações entre os temas da criação, da afirmação e da arte em O Nascimento da Tragédia, Humano, Demasiado Humano e A Gaia Ciência, bem como, apreender as principais mudanças ocorridas em seu pensamento que explicam as transformações de suas concepções. No primei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
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16. Música como aia da vontade: ensaio sobre a leitura wagneriana de Schopenhauer
O ano de 1851 marca o primeiro contato de Richard Wagner com a filosofia de Schopenhauer, logo seguido por sua proclamada e algo surpreendente "conversão" ao schopenhauerianismo. Vinte anos depois, essa adesão é reafirmada em "Beethoven", escrito festivo que contém um esboço de uma filosofia da música, apresentada pelo compositor como fundamentada na e
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2012-06
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17. FLUXOS E TROCAS NOS ANTIGOS CULTOS DE MISTÉRIO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS SIMBÓLICOS EM JOÃO 2, 1-11. / Flows and trade in Ancient Mystery Cults: Symbolic similarities and differences in John 2, 1-11.
O presente estudo analisa algumas ressignificações simbólicas dos Antigos Cultos de Mistério, bem como alguns desdobramentos de suas realidades históricas. Essa dissertação avalia os possíveis fluxos e trocas ocorridos nos entornos mediterrâneos, concentrando-se nas ressignificações que os mistérios sofreram nessas fronteiras, discorrendo igualme
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2011
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18. Mito e música: o trágico no jovem Nietzsche
O objetivo desta dissertação é perseguir o conceito de trágico na filosofia do jovem Friedrich Wilhelm Nietzsche. Através do estudo das suas primeiras obras dedicadas à reflexão filosófica, percebemos que a ideia do trágico se afirma como ponto central e ganha destaque para as perspectivas de trabalho vindouro para o professor de filologia clássica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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19. O trágico em lavoura arcaica
O escritor paulista Raduan Nassar, lança em 1975, o seu primeiro romance intitulado Lavoura arcaica. Em sua narrativa de estréia, o escritor nos traz a história de um adolescente, André, que tenta desconstruir a lavoura de seu pai, Iohána. Através de seus sermões, o patriarca pregava o comedimento, a disciplina e a obediência as leis impostas por ele
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/05/2011
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20. O xaxado como dança dionisíaca a partir da filosofia Nietzscheana
Tendo como referencial teórico as obras do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o objetivo deste artigo foi promover uma discussão, sobre como o modelo apolíneo e dionisíaco e o super-homem, se relacionam com o xaxado, proveniente do cangaço. Nesta perspectiva o artigo se divide em duas partes: na primeira, discute temas inerentes à filosofia nietzsc
Motriz: Revista de Educação Física. Publicado em: 2011-06
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21. Meu nome não é ninguém: narrativa sobre excluídos na Literatura Brasileira Contemporânea: Cidade de Deus e Meu nome não é Johnny / "Mon nom n est personne": narration sur les exclus à la littérature brésilienne contemporaine (Cidade de Deus e Meu nome não é Johnny)
O tema da exclusão social sempre esteve presente na Literatura Brasileira, porém, na virada do século XX para o XXI, ele ganha ainda mais relevo, através de narrativas realistas, chocantes, exacerbadas de violência e até anomia, que enfatizam a imagem dos excluídos. Cidade de Deus (Paulo Lins: 1997) e Meu nome não é Johnny (Guilherme Fiuza: 2004) fo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2010
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22. Escritas da suspensão: a aventura da escrita entre antigos, modernos e O Amanuense Belmiro
O presente trabalho tem por objetivo uma análise da problemática da escrita. Para tanto, enfocamos, em um primeiro momento, o campo pré-conceitual da escrita, sua relação com a palavra formular do aedo e a não-submissão do mito dionisíaco ao mestre da verdade. Em um segundo momento, orientamos nossa análise para a modernidade literária, mais precis
Publicado em: 2010
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23. Cultura de engenho de cana na Paraíba: em torno de uma sociologia da cachaça
Este trabalho consiste em um estudo das transformações ocorridas no setor produtivo da cachaça de alambique da Paraíba a partir da década de 1990. De uma bebida tida historicamente como marginal a outra que ganha destaque no país e novos degustadores, o destilado paraibano sofreu uma mudança de conceito que o refez simbolicamente segundo instrumentos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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24. As criações do gênio: Ambivalências da "metafísica da arte" nietzschiana
As criações do gênio apolíneo-dionisíaco estão no centro das preocupações da metafísica de artista, e suscitam a questão acerca do vínculo de Nietzsche com a estética do Romantismo Alemão e de Schopenhauer. Investigamos neste artigo as ambivalências do pensamento nietzschiano no que tange ao conflito entre a arte apolínea da ilusão e a sabedo
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2009-06