Danca De Rua
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1. Saúde mental, arte e desinstitucionalização: um relato estético-poético-teatral de uma ocupação da cidade
Resumo Objetivou-se relatar a experiência de uma produção estética, poética e teatral de ocupação da cidade a partir de um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial, com vistas a oferecer espaço de sociabilidade, produção e intervenção cultural. Trata-se de um relato de experiência a partir do Centro de Convivência e Cultura (CECCO) de Nata
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2022
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2. O kuduro como expressão da juventude em Portugal: estilos de vida e processos de identificação
O artigo em questão é fruto de uma pesquisa etnográfica realizada em Lisboa, no ano de 2010. O kuduro é um estilo de dança e música que surgiu em Luanda, nos anos 1990, e que chegou a Portugal logo em seguida, por meio das relações entre os imigrantes com o país de origem: a Angola. O objetivo é compreender como, ao lado de outras formas de express
Soc. estado.. Publicado em: 2013-04
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3. Um arte-educador no ensino não-formal: um estudo dos sentidos e significados constituídos para a atividade docente de Arte e Cultura em medida socioeducativa
O presente estudo, realizado com base em uma entrevista, objetiva apreender os sentidos e os significados que um arte-educador constitui a sua atividade profissional. O participante da pesquisa tem 15 anos de experiência, embora não possua formação universitária, e ministra aulas de Arte e Cultura, mais especificamente de dança de rua, a adolescentes q
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2012
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4. Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico
A premissa do trabalho é de que a partir de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado por aulas realizadas entre o espaço de risco (cidade) e o espaço seguro (sala de aula), e da socialização de mecanismos técnico-corporais provenientes de universos culturais marcados pela maior fricção entre corpo e cidade, possa emergir um artista cênico co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
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5. Corporeidade e sexualidade em dançarinos de rua: axé e hip hop
Analisaram-se aspectos da corporeidade e sexualidade em dançarinos de hip hop e axé (35 homens e 49 mulheres) comparativamente a indivíduos não-dançarinos expectadores da plateia (21 homens e 19 mulheres), via questionário anônimo. Os dançarinos de axé foram os mais satisfeitos com suas vidas sexuais, com as preliminares sexuais e os que mais gostav
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Publicado em: 2011-12
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6. A dança de rua em academias e escolas de dança de Porto Alegre : do início até a atualidade
Esta pesquisa tem por objetivo identificar quando e como coreógrafos de Dança de Rua começaram a atuar como professores dessa modalidade em academias e escolas de Dança de Porto Alegre. Também objetiva identificar os precursores desta dança, constatar como ela evoluiu e verificar como se encontra na atualidade. Foi realizada uma pesquisa de campo, desc
Publicado em: 2011
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7. A arte e a inclusão em EJA : projetos na Escola Municipal Porto Alegre/RS
O presente trabalho faz levantamento dos projetos que incluem a arte (música, teatro, artes visuais, dança) como metodologia para aprendizagem em outras áreas do conhecimento (ex. matemática, educação física) na Educação de Jovens e Adultos em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa, que se realiza na Escola Municipal Porto Alegre, investig
Publicado em: 2011
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8. Ondjaki e a memória cultural em Bom dia camaradas , Os da minha rua e AvóDezanove e o segredo do soviético
Este trabalho é uma análise de três obras do escritor angolano Ondjaki, a saber: Bom dia camaradas, Os da minha rua e AvóDezanove e o segredo do soviético. Expoente da literatura angolana contemporânea, nestas três obras, Ondjaki apresenta o mesmo narrador ¿ um menino de classe média que vive em Luanda. Embora sejam obras independentes, em todas o n
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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9. O sujeito não sabe o nome do que ele é : enigmas do nome próprio
O nome próprio não permite calcular uma posição ou mesmo desenhar uma definição. Ele não diz quem ou o que somos e, ao mesmo tempo, é insubstituível. Se ele não diz quem ou o que somos; por que, para alguns, se impõe a necessidade de duplicar ¿ ou mesmo triplicar ¿ seus nomes? Prostitutas com seus nomes de batalha; moradores de rua, quando vão
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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10. Dançar o adolescer: estudo fenomenológico com um grupo de dança de rua em uma escola
Esta pesquisa propôs-se a compreender os sentidos atribuídos à experiência de dançar por adolescentes praticantes da dança de rua no contexto de uma escola púbica de uma cidade do interior do Estado São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e de inspiração fenomenológica. O referencial teórico norteador foi a psicolog
Paidéia (Ribeirão Preto). Publicado em: 2010-12
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11. História e dança: um olhar sobre a cultura popular urbana - Uberlândia 1990/2009
A força motriz do presente trabalho parte da constatação de que em meados da década de 1990, a dança de rua perde gradativamente suas características atrativas para crianças e jovens das periferias de Uberlândia. Emergem então duas questões centrais: como se dá esse processo de redução do número de praticantes da dança de rua; e por esse viés
Publicado em: 2010
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12. Dança de rua : opção pela dignidade e compromisso social
este trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa de caráter etnográfico que visou compreender o sentido atribuído à prática da dança de rua, por jovens moradores da periferia de Porto Alegre. Entre outras conclusões encontradas, identificou-se que a prática da dança, aliada aos princípios ideológicos colocados pelos elementos da cultura hip-h
Publicado em: 2010