Cultos Afro Brasileiros Sao Paulo Cidade
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1. Famílias de santo: as histórias dos ancestrais e os enredos contemporâneos / Saints´ families: the ancestors´ stories and the contemporaries storylines.
A umbanda pode ser considerada uma religião que retrata por meio de seus rituais as raízes africanas de nossa sociedade. A presente pesquisa objetivou investigar a construção de laços afetivos e de filiação nos rituais de uma família de santo umbandista. Para esse efeito, com base na teoria psicanalítica lacaniana examinou-se em que medida a vivênc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2012
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2. Ersu maa dun gboye o, yee gboyi sa: música sacra reveladora do dinamismo cultural - uma abordagem etnomusicológica da religião tradicional iorubá em São Paulo
O objeto de estudo deste trabalho é a transformação dinâmica da religião tradicional iorubá em São Paulo na contemporaneidade, claramente marcada pelo tempo e espaço característicos da metrópole e seus processos formadores sociais. Destaca-se que a tradição e dinamismo não são categorias opositivas e contraditórias, mas sim diferentes interfac
Publicado em: 2010
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3. "Exu agodô, o sangue eu lhe dei, mas a carne eu não dou: traços característicos da identidade de Exu-Sertanejo, expressos no imaginário religioso afro-sertanejo da cidade de Montes Claros/ MG, contidos na tradição oral
Este trabalho descreve e analisa a entidade mística Exu-Sertanejo, como síntese identitária da cultura sertaneja, que apresenta traços característicos da identidade de Exu-Sertanejo, expressos no imaginário religioso Afro-Sertanejo da cidade de Montes Claros/ MG, contido na tradição oral. Para tanto, se fez necessário uma pesquisa de campo com o obj
Publicado em: 2009
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4. Um olhar pedagógico sobre o cuidar do humano no contexto Umbandista
Esta dissertação buscou analisar a umbanda dando ênfase a forma como os (as) sacerdotes e sacerdotisas entrevistados adentraram a esta religião, bem como visou estudar o processo pedagógico, empregado na preparação de novos (as) adeptos (as). Um ponto também estudado foi como os diferentes terreiros relacionam-se entre si e também com as federaçõe
Publicado em: 2009
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5. Sagrado/profano no trato do corpo e da saúde na metrópole negra: Salvador nos anos 1950/1970
O presente estudo busca apreender, na Salvador de 1950 a 1970, diferenças básicas entre concepções de saúde e doença, para a medicina oficial e para a medicina tradicional, de matrizes africanas. Nesse sentido, procura apreender, nas vias desta urbe tradicional os principais espaços e atividades profissionais que permitiram a recriação e revitaliza�
Publicado em: 2007
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6. Do púlpito ao baquiço: religião e laços familiares na trama da ocupação do sertão da ressaca
Esta tese trata do processo cultural e das tradições religiosas existentes em Vitória da Conquista, município localizado no Sudoeste da Bahia, área identificada como Sertão da Ressaca e onde viviam os índios Botocudos, Pataxós e Mongoiós que interagiram, destacadamente, com portugueses, italianos, espanhóis e africanos, em sua maioria congoleses e
Publicado em: 2007
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7. As religiões afro-brasileiras em Vitória da Conquista: caminhos da diversidade
Este trabalho tem como título "As Religiões Afro-Brasileiras em Vitória da Conquista: caminhos da diversidade". Aborda as manifestações religiosas surgidas na Cidade, localizada no Sudoeste do estado da Bahia, em uma região situada entre os rios das Contas e Pardo, que foi habitada pelos índios Pataxós, Botocudos e Mongoiós. A sua colonização teve
Publicado em: 1999
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8. A festa de São Benedito em Guaratinguetá: contribuição do negro para um catolicismo popular e resgate da cultura afro-brasileira
Apresentamos a Festa de São Benedito em Guaratinguetá como uma contribuição do negro para um catolicismo popular e como resistência. No primeiro capítulo, para podermos entender a festa, fazemos uma viagem pela história da cidade. Guaratinguetá começa a existir como espaço de branco a partir de 1630 quando se ergue a primeira capela dedicada a Sant
Publicado em: 1998