As religiões afro-brasileiras em Vitória da Conquista: caminhos da diversidade

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1999

RESUMO

Este trabalho tem como título "As Religiões Afro-Brasileiras em Vitória da Conquista: caminhos da diversidade". Aborda as manifestações religiosas surgidas na Cidade, localizada no Sudoeste do estado da Bahia, em uma região situada entre os rios das Contas e Pardo, que foi habitada pelos índios Pataxós, Botocudos e Mongoiós. A sua colonização teve início na primeira metade do século XVIII, a partir de quando, supõe-se, estabeleceu-se o encontro entre índios africanos e europeus. Objetiva levantar a presença e a diversidade dessas religiões, investigar as circunstâncias em que sugiram e, nas suas relações com as demais, identificar como encontram-se atualmente sincretizadas. Para atingir tal fim, construímos um quatro que vai de 1727, data que tomamos como marco inicial desse processo, até 1999 quando concluímos o levantamento dos dados. Dividimos a história da região e da Cidade em quatro períodos: a) de 1727 a 1930; b) de 1930 a 1950; c) de 1950 a 1970 e d) de 1970 a 1999. Emcada um deles, discorremos genericamente sobre as circunstâncias sociais, econômicas e culturais. Identificamos as manifestações religiosas e construímos um mapa com os templos das diversas religiões por bairro. Focalizamos as religiões afro-brasileiras, mostrando que existem 75 casas, a saber: 60 de umbanda, 13 de candomblé de angola, 1 de candomblé angola/queto e 1 de candomblé queto. Entre as quais, escolhemos 4 para estudo, uma de cada modalidade. Em linhas gerais, o trabalho pretende contribuir com o conhecimento das manifestações religiosas em uma parte do interior baiano onde estes fenômenos ainda não foram estudados e manifestam-se com algumas especificidades, mostrando uma particularidade do modo de ser brasileiro

ASSUNTO(S)

candomble cultos afro-brasileiros -- vitoria da conquista, ba centro de umbanda ogum mege umbanda ciencias sociais aplicadas

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