Ersu maa dun gboye o, yee gboyi sa: música sacra reveladora do dinamismo cultural - uma abordagem etnomusicológica da religião tradicional iorubá em São Paulo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O objeto de estudo deste trabalho é a transformação dinâmica da religião tradicional iorubá em São Paulo na contemporaneidade, claramente marcada pelo tempo e espaço característicos da metrópole e seus processos formadores sociais. Destaca-se que a tradição e dinamismo não são categorias opositivas e contraditórias, mas sim diferentes interfaces de uma mesma realidade. Trabalhamos com a hipótese de que a música se faz categoria analítica suficiente para revelar o dinamismo cultural existente e legítimo em uma tradição religiosa, a da religião tradicional iorubá. Baseamo-nos duas grandes experiências diaspóricas dos africanos às Américas, logo também dos iorubas: diáspora de Olókun, em que foram trazidos à América Portuguesa, mormente no chamado terceiro ciclo da escravidão e diáspora de ðya, quando vieram espontaneamente ao Brasil. Cada um deles determinado pelo tempo e espaço e, portanto, distintos em seus percursos. A tradição iorubá no Brasil pode ser entendida como uma forma de continuidade, mas entendemos que não há a manutenção de um totus imutabilis, haja vista integrar-se e conformar-se em meio e por seres viventes e presentes, inclusive depois de mortos. Som e oralidade, movimento e expressão corporal, música e cultura, congregam-se e constituem um tesouro identitário que pode se tornar poder e alvo de manipulação, sendo esta, a hipótese secundária trabalhada. Por fim, reorganiza-se a cultura em sincronicidade com a as suas partes, sendo justamente esta reelaboração modulante a única característica imutável no que diz respeito ao ser humano, o homo sonorus. É possível afirmar que com esta operetta chegamos aos seguintes resultados: identificamos a importância do som para a formação constitucional do ser humano; a oralidade como instrumento histórico de manutenção do saber e fazer humanos; a música como canto revelador histórico-cultural, presente na cultura em simultaneidade com o ser cultura; proporcionamos a compreensão de como os herdeiros da tradição iorubá modularam sua música-cultura ao longo do tempo; como novos músicos passam a cantar a música recém-chegada da Iorubalândia, executando de maneira diferencial de acordo com a musicalidade múltipla herdada; e promovemos também recursos estéticocognitivos para a compreensão dos fazeres híbrido dos que bebem em diferentes fontes da fé, como uma das chaves herméticas para a exegese das culturas-músicas diaspóricas a partir do cantus firmus iorubá

ASSUNTO(S)

dinamismo cultural diáspora cultos afro-brasileiros -- sao paulo (cidade) ioruba (povo africano) -- religiao religião tradicional iorubá cancoes ioruba oralidade yoruba traditional religion cultural dynamism teologia orality

Documentos Relacionados