A festa de São Benedito em Guaratinguetá: contribuição do negro para um catolicismo popular e resgate da cultura afro-brasileira

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

1998

RESUMO

Apresentamos a Festa de São Benedito em Guaratinguetá como uma contribuição do negro para um catolicismo popular e como resistência. No primeiro capítulo, para podermos entender a festa, fazemos uma viagem pela história da cidade. Guaratinguetá começa a existir como espaço de branco a partir de 1630 quando se ergue a primeira capela dedicada a Santo Antônio. A cidade passa por várias etapas, sendo a primeira: a cultura de subsistência, com uma população muito flutuante. Já na segunda fase da história, a da cultura da cana-de-açúcar, a cidade vislumbra um certo progresso e com ele chega o negro escravo. Mesmo inserido numa situação de violência extrema, o negro irá dar a sua contribuição cultural e religiosa. Obrigado a falar a língua do branco e ter a religião do branco, o negro desenvolveu através dos elementos religiosos católicos a sua crença. Usando a mesma língua, conseguiu se organizar em Irmandades. que sendo favorecidas pelos senhores, tornaram-se espaços de resistência e reconstrução cultural. Em 1757. surge a Irmandade de São Benedito que estudamos de modo detalhado no segundo capítulo. A Irmandade também passa por várias etapas. etapas marcadas por conflitos. No início deste século, a irmandade deixa de ser responsável pela festa. quando esta passa para as mãos dos festeiros. Alguns elementos da festa antiga, entretanto, permanecem mesmo a contra gosto dos padres, como o Rei e a Rainha com a Corte de São Benedito. Depois de situarmos a festa no contexto histórico de Guaratinguetá e da Irmandade, passamos a ver a festa por dentro. No terceiro capítulo, apresentamos a festa com seus atores, sua estrutura e seu sentido. Apontamos aqui os vários elementos que contribuem para a cultura afro-brasileira. Na festa, a religiosidade está profundamente ligada a gestos que implicam numa parceria com o santo. O cumprir as "obrigações" para com o santo é ao mesmo tempo uma continuidade e uma resistência, pois o devoto não aceita simplesmente o código religioso católico que se lhe deseja impor. No quarto capítulo, tratamos da festa de São Benedito como a contribuição do negro para o catolicismo popular, uma vez que esta festa traz elementos da religiosidade negra e marca a religiosidade negra. A festa também é espaço cultural, onde o negro busca resgatar a sua cultura afro-brasileira. Portanto, a festa de São Benedito é uma contribuição para o catolicismo popular e o resgate da cultura afro-brasileira

ASSUNTO(S)

negros -- religiosidade irmandade cultos afro-brasileiros teologia festas religiosas

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