Critica Musical
Mostrando 1-12 de 187 artigos, teses e dissertações.
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1. “Seres andróginos em aventura, mas que loucura”: The Rock Horror Show: O espetáculo musical e a censura (1975)
Resumo Este artigo aborda o espetáculo musical The Rock Horror Show, que foi encenado no Teatro da Praia, no Rio de Janeiro, em 1975. No texto, apresento a análise dos mecanismos da censura, durante o processo de abertura política no Brasil, através dos pareceres da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) para a liberação do espetáculo e da
Varia Historia. Publicado em: 2022
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2. “Lugares de ressonância” e a produção de uma diáspora musical senegalesa no sul do Brasil
Resumo. A imigração de senegaleses para o Brasil é parte de um fluxo migratório mais amplo de nacionais de países africanos que se viram atraídos pelas oportunidades de acolhimento que o país oferecia entre 2010 e 2015. Este artigo, oriundo de uma pesquisa etnomusicológica mais ampla entre músicos africanos radicados no sul do Brasil, realizada entr
REMHU, Rev. Interdiscip. Mobil. Hum.. Publicado em: 2021-08
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3. THEODOR ADORNO E ERIC HOBSBAWM SOBRE O JAZZ
Resumo O artigo traça um paralelo entre as concepções de Theodor Adorno e Eric Hobsbawm sobre o jazz e intenta uma crítica dos argumentos envolvidos nas concepções estéticas dos autores sobre o gênero musical. Na obra de Adorno, busca discutir o alcance do conceito de indústria cultural e suas considerações em torno do fetichismo e da regressão d
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2020-08
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4. Iconografia musical na obra de Henri Rousseau
Número significativo de artistas, teóricos da música e historiadores da arte exploraram a diversidade e complexidade dos nexos entre pintura e música ao longo dos séculos. No domínio das artes visuais, as referências à música são abundantes, ganhando expressão tanto pelos temas iconográficos quanto pela reflexão sobre os fundamentos da linguagem
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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5. Questões de cronologia rousseauísta: o caso do Ensaio sobre a origem das línguas
Resumo: O século XX viu ganhar forma um efervescente debate travado em torno do Ensaio sobre a origem das línguas de Rousseau, sobretudo quanto à sua gênese, ao período em que foi escrito e às suas possíveis relações com o Discurso sobre a origem da desigualdade. O presente artigo, ao repassar a literatura crítica sobre o tema, propõe uma cronolog
Trans/Form/Ação. Publicado em: 10/01/2020
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6. Nietzsche e o ecstase: o trágico a partir de uma reinterpretação dos conceitos de phobos e eleos
Resumo Pretendemos, neste artigo, expor a noção trágica nietzschiana na conferência O Drama Musical Grego e os fragmentos póstumos escritos no mesmo período, mostrando que o desenvolvimento dessa concepção caminha peri passu à crítica ao pensamento moderno. Essa crítica é realizada por meio do conceito de ecstase, o qual se confronta com a ideia
Cad. Nietzsche. Publicado em: 30/09/2019
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7. A construção social do professor de música
RESUMO O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o cu
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
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8. Músicas, músicos e crítica musical francesa em Mário de Andrade
RESUMO Este trabalho apresenta a forte relação de Mário de Andrade com dois campos intrínsecos em sua produção: a musicologia e as referências à cultura francesa que desde cedo permearam sua trajetória intelectual. Analisamos aqui algumas crônicas reunidas em Música, doce música nas quais se evidenciam a visão e a postura singular do escritor br
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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9. Mário de Andrade e Richard Wagner na aurora do modernismo paulista
RESUMO O início da carreira intelectual de Mário de Andrade é marcado por aproximações com o compositor alemão Richard Wagner de diversas maneiras. No presente artigo, apresento três modos pelos quais os autores se encontram: o primeiro é a leitura que Mário faz da obra de Wagner; o segundo, parte da importância do compositor e seu projeto estétic
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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10. A wagneriana
Resumo Este artigo visa a condensar e expor a crítica de Nietzsche a Wagner a partir do tipo cultural identificado, pelo filósofo, como a wagneriana. Levando em conta o sentido paradoxal do discurso nietzschiano a respeito do feminino - a um só tempo libertador e masculinista- e passando em revista elementos fundantes da obra do célebre compositor, torna
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-04
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11. ASPECTOS DA PRÁTICA MUSICOTERAPÊUTICA: CONTEXTO SOCIAL E COMUNITÁRIO EM PERSPECTIVA
Resumo Este artigo propõe uma discussão sobre os pressupostos que fundamentam a prática da Musicoterapia, especificamente quando esta se identifica como uma ação de base social e comunitária. A partir de uma localização histórica, desenvolvem-se reflexões críticas acerca dos principais conceitos que balizam a práxis musicoterapêutica em contexto
Psicol. Soc.. Publicado em: 2016-08
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12. O MUNDO É UM MOINHO: SACRIFÍCIO E COTIDIANO EM MÁRIO DE ANDRADE
A atuação prolífica e diversa de Mário de Andrade na imprensa constitui um dos vezos mais recursivos em que transcorre a sua vida-obra. Concentrando-nos na atuação do líder modernista como crítico musical na imprensa, argumentamos que é a ideia de "sacrifício" - indissociável da questão do cumprimento do destino intelectual - que permite articula
Lua Nova. Publicado em: 2016-04