Critica Cinematografica Teses
Mostrando 1-12 de 23 artigos, teses e dissertações.
-
1. O papel da câmera na investigação do mundo vivo: uma análise da Trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio
Este estudo se detém na análise fílmica da Trilogia Qatsi, do cineasta norte-americano Godfrey Reggio (1940), composta pelos filmes Koyaanisqatsi (EUA, 1983), Powaqqatsi (EUA, 1988) e Naqoyqatsi (EUA, 2002). Realizados fora do circuito do cinema industrial, os filmes que compõem esta Trilogia constroem seu discurso quase que unicamente através da articu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/07/2011
-
2. Guillermo Arriaga, um autor midiático: as fronteiras entre cinema e literatura na pós-modernidade / Guillermo Arriaga, a mediatic author: the boundaries between cinema and literature in postmodernity
A pós-modernidade é marcada pela dissolução de fronteiras, sejam elas espaciais, culturais, sociais ou artísticas. No campo da arte, percebe-se uma significativa influência mútua entre cinema e literatura, na medida em que as estéticas, os estilos e os recursos são transitáveis entre essas duas artes, a ponto de alguns romances possuírem caracter�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
3. A imagem pelas palavras: o processo narrativo de Luiz Vilela e seu desdobramento hipertextual no cinema e na televisão
A literatura e o cinema foram sempre objetos de comparação. As teorias sobre adaptação, durante muito tempo, basearam-se num estudo unidirecional, privilegiando o literário em detrimento do cinematográfico. O critério para análise da qualidade da obra audiovisual era sua fidelidade à literatura na qual se inspirava. Na sociedade atual, essa questão
Publicado em: 2010
-
4. Para além do cinema: o cineclubismo de Belo Horizonte (1947-1964)
O cineclubismo de Belo Horizonte, surgido em meados do século passado, corresponde a espaços de importantes conexões existentes entre estética e política via cinema, sobretudo por ter desempenhado um importante papel no que tange à produção e difusão de teorias, críticas, linguagens e escolas cinematográficas até então consolidadas. Tal situaç�
Publicado em: 2010
-
5. Cortázar : cinema e performance em Um tal Lucas: cinema e performance em Un tal Lucas
Este estudo aborda as relações entre literatura, cinema e performance em Un tal Lucas , de Julio Cortázar. Para tanto, utilizamos os conceitos de montagem clássica e montagem intelectual, bem como de seus recursos, de performance, performer e texto performático. São destacados momentos da vida do escritor que subsidiam suas posturas ideológicas, visan
Publicado em: 2009
-
6. Noites brancas de "Luchino Visconti" : uma tradução cinematográfica: Noites brancas de Luchino Visconti
Questo studio cerca le soluzione trovate per Luchino Visconti ed i suoi collaboratori nei proccessi di traduzione dalla literatura al cinema nel film Le Notti Bianche (1957), attraverso l aproccio tra il racconto omonimo di Fiodor Dostoievski, la sceneggiatura di Luchino Visconti e Suso Cecchi d Amico, e il lungometraggio, con la fine di dare un altra interp
Publicado em: 2009
-
7. Urdidura fílmica na trama literária :: os romances de Chico Buarque e as adaptações cinematográficas de "Estorvo" e "Benjamim"
Os desdobramentos da obra de Chico Buarque evidenciam sua vasta experiência com diversas manifestações artísticas: música, teatro e ficção. Sua obra ficcional exibe um entrelaçamento de diversas mídias, artísticas e não-artísticas, dentre as quais a TV, a fotografia, a música e especialmente o cinema, revelando uma linguagem fortemente cinematog
Publicado em: 2008
-
8. The representation of thought in Circe :: from James Joyce s Ulisses to Sean Walsh s Bloom
Bloom , Sean Walsh s filmic adaptation of James Joyce s Ulysses , brings to screen Leopold Bloom s, Stephen Dedalus , and Molly Bloom s representation of thought. Relying on Robert Humphrey s theory of stream of consciousness in literature and Haim Callev s theory of stream of consciousness on screen, the present research aims at analyzing the tools used by
Publicado em: 2008
-
9. A contracultura no cinema segundo Milos Forman: a partir das análises de Procura insaciável, Um estranho no ninho e Hair
Esta pesquisa analisa obras cinematográficas relevantes que fazem referência à contracultura, na visão do cineasta tcheco Milos Forman: seus três primeiros filmes norteamericanos, que tratam direta ou indiretamente o tema Procura insaciável (Taking off EUA 1971); Um estranho no ninho (One flew over the cuckoos nest EUA 1975) e Hair (EUA / Alemanha 1979
Publicado em: 2008
-
10. Pier Paolo Pasolini: O cinema como língua escrita da ação
Este trabalho, guiado pela perspectiva mais ampla dos estudos pasolinianos, tem por objetivo investigar a faceta teórica do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Através do estudo de suas reflexões sobre a técnica audiovisual e sua prática cinematográfica, pretendemos verificar como os impasses por ele apontados desde o início da década de 1960 aind
Publicado em: 2007
-
11. Cinema e vídeo na obra de Guimarães Rosa: uma análise intersemiótica de "Cara-de-Bronze" e "Famigerado"
Análise das transposições realizadas, para o vídeo e para o cinema, do conto "Famigerado", de Guimarães Rosa, além da análise da narrativa "Cara-de-Bronze" enquanto texto transemiótico. Para este estudo foram utilizados, sobretudo, os conceitos de transcriação, de Haroldo de Campos, e de transtexutalidade, de Gerard Genette. Também foi feito um la
Publicado em: 2007
-
12. As imagens da inteligência artificial nas narrativas literária e cinematográfica
Esse trabalho propõe-se a comparar as imagens da inteligência artificial, nas obras "A chave do tamanho", de Monteiro Lobato, e no filme "AI: Inteligência artificial", de Steven Spielberg. Seu principal objetivo é examinar as estratégias de produção e recepção das imagens, comparando-as em ambos os sistemas semióticos e verificando como a tecnologi
Publicado em: 2007