Comico
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25. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
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26. Teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro: a década de 1930 / Light comedy in Rio de Janeiro: 1930s
Apresentação dos elementos básicos da produção teatral ligeira no Brasil, requisito para a compreensão da história do teatro brasileiro no século XX, focando a encenação como produto que pode ser avaliado sob três prismas (estética, moralidade e diversão) enquanto valor de uso, mas que demanda a produção de valor de troca. Reconstituição his
Publicado em: 2010
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27. Dostoiévski e o riso : uma análise de 'O crocodilo'
A presente monografia trouxe uma análise do conto “O Crocodilo”, de Fiódor Dostoiévski, a partir das teorias do riso. Este conto foi escolhido por trazer um gênero muito diverso do restante da obra deste autor, a comédia. Primeiramente foi trabalhado o contexto histórico da Rússia, pensando‐se no ano em que o livro foi escrito: 1864. Também for
Publicado em: 2010
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28. Quando as mulheres estão no poder: ambiguidades, obscuridades e referências políticas em As Tesmoforiantes de Aristófanes / When women are in power: ambiguities, obscurities and political references in Aristophanes Thesmophoriazusae
Das peças com tema feminino de Aristófanes Lisístrata (411 a.C), As Tesmoforiantes (411 a.C) e Mulheres na Assembleia (392 ou 391) , a segunda foi a que menos despertou o interesse dentre os estudiosos do século XX.Até a década de 70, essa era uma comédia considerada de menor valor literário pela crítica, pois não apresentava uma heroína forte, co
Publicado em: 2010
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29. "A maior zoeira": experiências juvenis na periferia de São Paulo / "A maior zoeira": youthful experiences on the urban outskirt of São Paulo
Esta tese aborda diferentes experiências juvenis observadas em variados contextos etnográficos em duas localidades em periferias do município de São Paulo: Cidade Ademar, na zona sul, e Brasilândia, na zona norte. A partir de uma perspectiva multilocalizada, a pesquisa buscou entender como as experiências juvenis modificavam e eram modificadas por outr
Publicado em: 2010
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30. Citação e alusão nas crônicas machadianas: estratégias de ler e escrever pelo avesso
Esta dissertação tem como tema a citação e a alusão na crônica machadiana. Objetiva-se estudar o circuito do Sermão da Montanha como estratégia de leitura e de escritura no processo de aludir e citar, tendo na inversão da fonte por ironia ou paródia sua força de reescritura afinada com o sério-cômico de linhagem luciânica. Cinco crônicas foram
Publicado em: 2010
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31. As formas dramáticas do cômico e do trágico em La Celestina / The dramatic forms of comic and tragic in La Celestina
Esta dissertação, As formas dramáticas do cômico e do trágico em La Celestina, analisa quatro personagens da obra Tragicomedia de Calisto y Melibea ou La Celestina atribuida a Fernando de Rojas. A análise apresenta, a partir de leituras críticas e teóricas, elementos de comicidade e de tragicidade na trajetória das personagens Calisto, Centurio, Cel
Publicado em: 2009
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32. Between the heart and the stomach: the Camilo Castelo Brancos distanced gaze / Entre o coração e o estômago: o olhar distanciado de Camilo Castelo Branco
O objetivo deste trabalho é questionar a imagem cristalizada da ficção de Camilo Castelo Branco, usualmente polarizada em passional-satírico, lágrima-riso, sério-cômico, ou, em termos camilianos, coração-estômago, procurando mostrar que romances de classificações distintas podem ter mais semelhanças do que aparentam. Para isso, analisaremos a ma
Publicado em: 2009
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33. Machado de Assis: a poetics of contrasts - short stories of tragic and laughter / Machado de Assis: uma poética de contrastes - contos do trágico e do riso
Machado de Assis literature presents a duality between tragic and comic, which this dissertation aims to explore and understand. The investigation of such aspects has been divided in two parts: the first one approaches Machados work as a whole, with no focus on any text in particular; the second part, through the analysis of three short stories, points out t
Publicado em: 2009
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34. Experimentalismo e transgressão na Grammatica portugueza pelo methodo confuso de Mendes Fradique
A presente pesquisa tem como objetivo mostrar em que medida o autor Mendes Fradique, em sua obra Grammatica portugueza pelo methodo confuso, transita livremente pelo cômico, pelo nonsense e pelo experimentalismo, revelando significativa independência em relação aos movimentos literários organizados, além de antecipar formas de expressão literária que
Publicado em: 2009
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35. Palhaçar : máscaras em uma patética-poética por rir / Clowner: les masques d´une poétique-pathétique pour rire
Esta dissertação é composta por cenas de escritura, onde atravessam séries heterogêneas de máscaras que compõem uma tipologia e uma topologia da arte do palhaço. Tais máscaras dramatizam o conhecimento e a própria historiografia da arte do palhaço e atuam como potências intempestivas, traçando um plano de composição e de pensamento que procede
Publicado em: 2009
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36. Caipira sim, trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi e a leitura crítica do conceito pelas Ciências Sociais. / Caipira yes, no backpack: representations of popular culture in cinema Mazzaropi and critical reading of the concept by the Social Sciences.
O objeto da presente pesquisa é a representação das práticas culturais caipiras no cinema de Amacio Mazzaropi, sendo seus conceitos norteadores os vinculados às noções de cultura, cultura popular e cultura de massa. O corpo teórico possui como fundamento principal a obra A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rab
Publicado em: 2009