Cinematografia Teses
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1. Limites da imagem digital: estudo de obras
The digital image has a dynamic and interactive nature, thanks to its coded structure and the use of applications for its manipulation. It is present today in most social interactions through screens, projectors and mobile devices. Computer technology and digital art has generated new practices that expand concepts and languages. In the audio-visual field th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2011
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2. Parâmetros para a emulação do comportamento de clown por um personagem de jogo eletrônico
Este trabalho investiga os parâmetros para a programação de um personagem virtual autônomo de jogo eletrônico, apresenta e questiona a possibilidade da aplicação de teorias do humor à sua arquitetura de informação. Particularmente, buscou-se estabelecer recursos que contribuam para a criação de um personagem orientado para a emulação verossími
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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3. Animação Digital 2D: simulando o fazer tradicional através da ferramenta do computador
Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como a tecnologia do computador vem, ao longo de sua evolução gráfica e tecnológica, possibilitando o desenvolvimento de recursos capazes de representar virtualmente e fisicamente as técnicas, instrumentos e procedimentos tradicionais de desenho e pintura voltados para a animação 2D. Além disso, busca mostra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2010
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4. Movimentos invisíveis: a estética sonora do cinema de animação
Análise histórica da criação do som gravado, do cinema com som sincronizado, do desenvolvimento da linguagem cinematográfica sonora, dos elementos formadores do som cinematográfico, e de suas especificidades no mundo da animação, seguida de análises das obras dos animadores Oskar Fischinger, Len Lye e Norman McLaren.
Publicado em: 2010
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5. Para além do cinema: o cineclubismo de Belo Horizonte (1947-1964)
O cineclubismo de Belo Horizonte, surgido em meados do século passado, corresponde a espaços de importantes conexões existentes entre estética e política via cinema, sobretudo por ter desempenhado um importante papel no que tange à produção e difusão de teorias, críticas, linguagens e escolas cinematográficas até então consolidadas. Tal situaç�
Publicado em: 2010
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6. Animação de recorte do stopmotion ao digital
The present essay deals with questions surrounding the cut-out animation technique. Covers its history and analyzes both manual and digital production tools. The essay emphasizes how new technologies can help the production of animation and what is the technical impact that those tools may have in character development. It also discuss interactive applicatio
Publicado em: 2009
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7. A infância no currículo de filmes de animação: poder, governo e subjetivação dos/as infantis
Esta dissertação tem como objetivo analisar as subjetividades disponibilizadas por quatro filmes infantis de animação produzidos pela Disney e pela Pixar: Toy Story (1995), Monstros S.A (2001), Procurando Nemo (2003) e Os Incríveis (2004). Com base na vertente pós-estruturalista dos estudos culturais, que trabalha com os conceitos retirados da obra de
Publicado em: 2008
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8. Pré-visualização de animação tridimensional digital
A pesquisa sobre pré-visualização pretende destacar a necessidade do planejamento para a animação em terceira dimensão digital. Buscou-se reunir estes planejamentos de modo a facilitar para os profissionais, estudantes, amadores e curiosos desta arte, as atividades que tornam o processo de animação 3D mais eficiente no tocante a conseguir resultados
Publicado em: 2007
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9. Gestão arquivística na era do cinema digital: formação de acervos de documentos digitais provindos da prática cinematográfica
Tese de Doutorado que teve por objetivo investigar relações possíveis entre os campos da cinematografia e ciências da informação, notadamente a arquivologia, dissertando tanto sobre os fundamentos histórico-conceituais que sustentam o pensamento e a prática nesses dois campos separadamente, como também, sobre os pontos que se tornam comuns quando co
Publicado em: 2007
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10. O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação
Analisa a contribuição de Walt Disney e de seus colaboradores no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação, a partir da elaboração do panorama histórico, técnico e estético do filme animado. O período estudado abrange o início do século XX, na Europa, até o final da década de 1930, nos Estados Unidos da América, desd
Publicado em: 2007
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11. Dogma95: tudo é angústia
Tendo como parâmetro alguns conceitos relativos à narrativa cinematográfica e à inserção da tecnologia digital na produção de filmes, o texto analisa os quatro primeiros filmes dinamarqueses realizados sobre os preceitos do movimento Dogma95: Festa de Família, de Thomas Vinterberg (1998); Os idiotas, de Lars von Trier (1998); Mifune, de Soren Kragh-
Publicado em: 2006
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12. CULTURE AND IMAGE: THE NEO-REALISTIC CINEMA IN THE MERCOSUL 1955 A 1962 / CULTURA E IMAGEM: O CINEMA NEO-REALISTA NO MERCOSUL 1955 A 1962
Esta dissertação do Mestrado de Integração Latino Americana abordou a construção de um imaginário regional no MERCOSUL, através dos filmes neorealistas na cinematografia do Brasil e da Argentina, no período de 1955 a 1962. A resposta que buscávamos era se a escola neo-realista tinha aproximado os cinemas do Brasil e da Argentina e sob que prisma ac
Publicado em: 2006