Cinemas Novos
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. O conceito de "novidade" no projeto do Nuevo Cine Latinoamericano
Este artigo aborda o projeto de desenvolvimento cinematográfico conhecido como Nuevo Cine Latinoamericano a partir de uma análise do conceito de "novidade". Ele está centrado nas razões que levaram alguns cineastas, no final dos anos 1960, a considerar que seus filmes eram "novos". Analisa assim suas particularidades em relação aos novos cinemas europe
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
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2. A poética e a política no cinema de Glauber Rocha e Sembene Ousmane / The poetic and the politic from Glauber Rocha and Sembene Ousmane
Discutimos os projetos cinematográficos e políticos de Glauber Rocha e Sembene Ousmane à luz do diálogo em imagens. Assim, centramos nossa análise em dois filmes: Der Leone have sept cabeças (1969-70), de Glauber, e Ceddo (1976), de Sembene. À maneira dos historiadores, estes cineastas recorreram ao passado para problematizar o presente. Em Ceddo, Sem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/05/2012
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3. Transgressão do Bom Fim
O Bom Fim mudou muito nos últimos anos. A vida noturna, que era tida como sua característica principal nas décadas de 1980 e 1990, não está mais lá. O cinema e os bares também não fazem mais parte daquela paisagem. A intenção da presente dissertação é compreender este momento do bairro que acabou. Para isso, foram utilizados os conceitos de espa
Publicado em: 2010
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4. Sobre pedras, entre rios: modernização do espaço urbano de Caicó/RN (1950/1960)
Esta dissertação de mestrado, imaginada e concretizada a partir do encontro e das relações dialógicas estabelecidas entre a geografia e a história, e o espaço e o tempo, permeou como temática geral à cidade e, como referência empírica o espaço urbano de Caicó, incrustado nas terras semi-áridas do sertão do Seridó potiguar, mais precisamente n
Publicado em: 2008
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5. Laboratório de signos: a produção de significações na cultura visual digital
O objetivo geral desta pesquisa é analisar os modos como as estratégias discursivas presentes naquilo que Andrew Darley definiu como sendo a cultura visual digital se relacionam com as possibilidades técnicas e mídias de comunicação. Em seu livro Cultura Visual Digital o autor define desta maneira as formas culturais surgidas a partir da disseminação
Publicado em: 2007
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6. CULTURE AND IMAGE: THE NEO-REALISTIC CINEMA IN THE MERCOSUL 1955 A 1962 / CULTURA E IMAGEM: O CINEMA NEO-REALISTA NO MERCOSUL 1955 A 1962
Esta dissertação do Mestrado de Integração Latino Americana abordou a construção de um imaginário regional no MERCOSUL, através dos filmes neorealistas na cinematografia do Brasil e da Argentina, no período de 1955 a 1962. A resposta que buscávamos era se a escola neo-realista tinha aproximado os cinemas do Brasil e da Argentina e sob que prisma ac
Publicado em: 2006
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7. Marketing de cinema : a promoção de filmes na era digital
Para tornar competitivos os cinemas emergentes e garantir a rentabilidade dos investimentos dos seus produtores é imprescindível aumentar o número de espectadores nos seus mercados domésticos e abrir novos mercados no cenário internacional. Deste modo, o marketing de cinema se desenvolve com a finalidade de maximizar o público de um determinado filme e
Publicado em: 2005
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8. A paisagem no cinema de Wim Wenders
A proposta dessa dissertação é mostrar como a paisagem é tratada no cinema de Wim Wenders nos filmes em preto e branco, chamados de grupo A, nos filmes coloridos, do grupo B e nos filmes que denominamos de mistos, porque são realizados em p&b e cores. Relacionamos os temas e a proposta cinematográfica dos filmes em p&b a uma visão de mundo e de cinema
Publicado em: 1998