Laboratório de signos: a produção de significações na cultura visual digital

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

O objetivo geral desta pesquisa é analisar os modos como as estratégias discursivas presentes naquilo que Andrew Darley definiu como sendo a cultura visual digital se relacionam com as possibilidades técnicas e mídias de comunicação. Em seu livro Cultura Visual Digital o autor define desta maneira as formas culturais surgidas a partir da disseminação da computação gráfica e consideradas enquanto fenômenos culturais. A idéia é buscar entender de que forma os regimes semióticos expressos em linguagens, discursos, gêneros, formatos, mensagens são conformados pela tecnologia/mídia empregada para expressálos. Ou seja, entender como as formas contemporâneas são codificadas pelas máquinas semióticas e as implicações culturais desta codificação. O recorte teórico do presente trabalho se encontra nos estudos da Semiótica da Cultura. Para alcançar nossos objetivos pretendemos nos apoiar fundamentalmente na obra de Mikhail Bakthin e Iuri Lotman e nos conceitos de dialogismo e polifonia do primeiro e da noção de texto da cultura e semiosfera do segundo. Buscaremos trazer a reflexão destes autores para dialogar com outros autores que têm tentado refletir sobre as transformações ocorridas a partir da disseminação das tecnologias de comunicação e de informação a partir de meados do século XX, como o próprio Darley, Lev Manovich, Paul Miller e Arlindo Machado entre outros. O objeto escolhido para nossa pesquisa é o trabalho do grupo feitoamãos, coletivo de artistas que desde 1999 dedica-se à pesquisa e experimentação em arte eletrônica, tendo realizado vídeos single channel, web-arte, instalações e performances. Buscaremos através da análise das estruturas expressivas das apresentações do grupo compreender os fluxos estabelecidos entre as diversas linguagens presentes em seus trabalhos. A nossa hipótese principal é a de que fragmentação, simultaneidade, reiteração, não-linearidade e ruídos são recursos expressivos adotados dentro do contexto da cultura visual digital e que são algumas das características e necessidades da condição urbana que se refletem, ao mesmo tempo que são expressos através e nos mídia. Acreditamos também que, assim como as tecnologias abrem novas possibilidades expressivas, as limitações técnicas de uma dada mídia determinam as produções sígnicas naquela mídia. Analisamos de que forma se dão e quais são as atuais formas de expressão características desta cultura; se estas se consolidam a partir das configurações culturais de determinada época podemos supor que ao mesmo tempo que refletem as possibilidades técnicas, são por estas determinadas

ASSUNTO(S)

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