Cinema Portugues
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Romper a superfície da imagem - reflexões de Brecht sobre o cinema e a fotografia
Resumo Este artigo pretende apresentar algumas das ideias de Brecht sobre o cinema e a fotografia, elaboradas em obras literárias, ensaios e notas escritos ao longo de sua trajetória. A proposta aqui é oferecer ao leitor de português acesso a uma importante faceta do pensamento brechtiano, ainda pouco conhecida no Brasil: suas reflexões sobre a imagem t
Pandaemonium Germanicum. Publicado em: 2022
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2. Intermidialidade e remediação em Onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu, e Short Movies, de Gonçalo M. Tavares
Resumo Neste trabalho, pretende-se analisar narrativas contemporâneas em que o cinema esteja presente, sob a forma de “referência intermidiática”. Nesse sentido, são empregadas teorias provenientes dos estudos da intermidialidade para analisar as obras Onde andará Dulce Veiga? (1990), do brasileiro Caio Fernando Abreu, e Short Movies, do português
Alea. Publicado em: 2020-08
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3. O Livro do desassossego, de Fernando Pessoa, no cinema: a distribuição e exibição do filme de João Botelho
RESUMO O objetivo desse artigo é analisar o plano de distribuição e exibição doFilme do desassossego, do cineasta português João Botelho, com base no Livro do desassossego, de Fernando Pessoa. A iniciativa configurou um sistema incomum de difusão cinematográfica, por assentar-se na exibição do filme em cineteatros e auditórios municipais em uma i
Tempo soc.. Publicado em: 2015-12
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4. Das letras às telas: a tradução intersemiótica de ensaio sobre a cegueira
Este estudo crítico apresenta uma leitura comparada entre o romance Ensaio sobre a cegueira (1995), do escritor português José Saramago, e sua adaptação cinematográfica,Blindness (2008), dirigida pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles. A narrativa de Saramago, tomada como ponto de partida, é analisada à luz das categorias de imagens estabelecidas por Northrop Frye: demoníacas, apocalípticas e analógicas. Em seguida, considerando-se que a literatura e o cinema, apesar de traços comuns, são sistemas semióticos distintos, verifica-se o tratamento que as imagens do livro receberam em sua adaptação cinematográfica, observando aproximações e contrastes existentes entre a narrativa e o filme.
Autor(es): Sotta, Cleomar Pinheiro
Editora UNESP. Publicado em: 2015
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5. Trauma, memória e justiça em "A Morte e a Donzela", de Roman Polanski
O presente artigo analisa um filme inspirado em uma peça teatral de Ariel Dorfman, traduzida para o português como "A Morte e a Donzela". A película, que leva o mesmo título, foi lançada em 1994 sob direção de Roman Polanski. Trata-se de um suspense psicológico que conta com a participação de apenas três personagens: Paulina, Miranda e Escobar, in
Psicol. USP. Publicado em: 2013-12
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6. A morte do alferes Cabrita e a Paixão portuguesa
O artigo analisa o modo como o filme Non, ou a vã glória de mandar (1990), de Manoel de Oliveira, se compõe como figuração da história de Portugal, desde o momento da formação nacional até o limiar da Revolução dos Cravos, longo percurso que o cineasta condensa através da justaposição de épocas históricas observadas como manifestações de um
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2013-11
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7. Imagem e texto em tradução: uma análise do processo tradutório nas histórias em quadrinhos / Image and text in translation: an analysis of the translation process in comics
O presente trabalho tem como objetivo analisar, do ponto de vista da tradução, as histórias em quadrinhos de língua francesa Astérix, dos quadrinistas Uderzo e Goscinny, e Les aventures de Tintin, do autor belga Hergé, considerando as obras originais em francês e as suas traduções em português. Para a realização da pesquisa, foram considerados as
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2012
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8. Um filme falado: a História e o Mediterrâneo na obra de Manoel de Oliveira / A Talking Movie: The History and the Mediterranean on Manoel de Oliveiras work
A partir da análise de Um Filme Falado (2003), de Manoel de Oliveira, são discutidas questões relacionadas à historiografia, à narrativa histórica por meio do cinema, bem como à crítica do orientalismo, eurocentrismo, relacionado-as à historiografia lusa e à do Mediterrâneo. São levados em conta aspectos de outras obras do realizador português,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/09/2012
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9. Na estrada com José, no mar com Manoel: a construção das representações espaço-temporais em "Viagem a Portugal" de José Saramago e em "Um filme falado" de Manoel de Oliveira
This work has the main purpose to understand the ways space and time conceptions are represented in A Talk Picture, Manoel de Oliveira`s picture and Voyage to Portugal, José Saramagos book. The concept of voyage is analysed through different perceptions constructed by the travelers when visiting Portugal or the Mediterranean World . So,the investigative eye
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/02/2012
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10. A alegoria histórica em Manoel de Oliveira: um filme falado
Este trabalho de pesquisa consiste em uma análise do discurso fílmico de Um filme falado (2003), do diretor português Manoel de Oliveira. A ideia é investigar os sentidos implicados na alegoria histórica construída por esse realizador no referido filme, problematizando-se as noções de nação e globalização. Nesse sentido, os referenciais teóricos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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11. IN SEARCH OF A NEW PORTUGUESE CINEMA / EM BUSCA DE UM NOVO CINEMA PORTUGUÊS
In search of a new Portuguese cinema talks about the genesis of this movement that became known as this is a huge transformation in the way of seeing and making movies in Portugal. As shown clearly, many debates about the social function of art grew out of discussions on the impasse reached between the art of modernist bias, and the other features neorealist
Publicado em: 2010
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12. O retrato da psiquiatria pelos cinemas norte-americano e brasileiro
INTRODUÇÃO: Em virtude de sua fácil acessibilidade, o cinema parece influenciar bastante a imagem que a sociedade faz da Psiquiatria. OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o retrato da Psiquiatria pelos cinemas norte-americano e brasileiro. MÉTODOS: Sem limite de data, fez-se uma busca bibliográfica manual e nos seguintes banc
Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo). Publicado em: 2010