Intermidialidade e remediação em Onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu, e Short Movies, de Gonçalo M. Tavares
AUTOR(ES)
Amâncio, Maria Angélica
FONTE
Alea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2020-08
RESUMO
Resumo Neste trabalho, pretende-se analisar narrativas contemporâneas em que o cinema esteja presente, sob a forma de “referência intermidiática”. Nesse sentido, são empregadas teorias provenientes dos estudos da intermidialidade para analisar as obras Onde andará Dulce Veiga? (1990), do brasileiro Caio Fernando Abreu, e Short Movies, do português Gonçalo M. Tavares. Espera-se investigar determinadas trocas entre literatura e cinema, apontando possíveis ganhos para ambas as mídias nesse processo.
Documentos Relacionados
- A estética do kitsch em onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu
- La monade et l enigme dans le scénario noir de Onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreu
- A desconstrução do romance policial em 'Onde andará Dulce Veiga?', de Caio Fernando Abreu
- Gênero e ambivalência sexual na ficção de Caio Fernando Abreu: um olhar oblíquo sobre Onde andará Dulce Veiga?
- Onde andará Dulce Veiga? : a representação da AIDS e do mal-estar do sujeito na obra de Caio Fernando Abreu