Cinema Discursos
Mostrando 13-24 de 67 artigos, teses e dissertações.
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13. AS PORTAS QUE GIRAM: UM ESTUDO DISCURSIVO SOBRE A DEGRADAÇÃO DO CORPO EM A ÚLTIMA GARGALHADA
O expressionismo alemão no cinema floresceu como um ciclo de filmes que tinha como uma das metas revelar a experiência conflituosa e psicológica das personagens envolvidas nos ditames sociais com uma profusão de elementos que propagavam o tom caótico de seus inconscientes. Um dos temas frequentes desse cinema centrava-se na degradação social, tanto f�
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2014-09
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14. Zur Beziehung zwischen Literatur und Recht in der deutschsprachigen Gegenwartsliteratur
A contribuição visa a investigar a relação entre os discursos do direito e da literatura na literatura contemporânea de língua alemã. Baseado na longa tradição dos Dichterjuristen (advogados-escritores) como Goethe, Kleist e Kafka, pretende-se discutir as atuais tendências no estudo de tais relações. Começa-se com reflexões teóricas sobre law
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2014-06
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15. Círculos viciosos: intersecções de gênero e espécie em A Fonte da Vida, de Darren Aronofsky
O filme de Darren Aronofsky, A Fonte da Vida (The Fountain, 2006), se oferece a uma leitura produtiva das formas em que discursos de opressão se interseccionam ao serem codificados cinemática e/ou ideologicamente. Este artigo analisa as diferenças de gênero, espécie e raça/etnia no filme e o modo em que são constitutivamente articuladas para possibili
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2013-12
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16. Novos formatos, antigos discursos: representações do surf no cinema brasileiro (1991-2006)
Este artigo tem por objetivo analisar os cinco filmes brasileiros lançados em circuito comercial e/ou festivais, entre 1991 e 2006, nos quais o surfe é o tema central: Manobra Radical (Elisa Tolomelli, 1991), Surf Adventures - O Filme (Arthur Fontes, 2001), Fábio Fabuloso (Pedro Cezar, Ricardo Bocão e Antônio Ricardo, 2004), Indo.doc (Leondre Campos e A
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2013-06
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17. Crônicas em antologias, suas adaptações audiovisuais e os sentidos : o gênero na formação intercultural discursiva em comunicação social = Chronicles in anthologies, their audiovisual adaptations and meanings : the genre in the intercultural discursive formation from the social communications perspective / Chronicles in anthologies, their audiovisual adaptations and meanings : the genre in the intercultural discursive formation from the social communications perspective
Esta pesquisa destina-se ao estudo discursivo da leitura do gênero crônica - suas memórias e seu funcionamento - em duas materialidades. Buscamos compreender o funcionamento na forma escrita - em obras reunidas em antologias, e na forma audiovisual - em crônicas que foram adaptadas a partir de textos que se encontram publicados em antologias e veiculados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/05/2012
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18. O ser professor em obras literárias autorreferenciadas e em filmes: dimensões profissionais e emocionais do trabalho docente / Being a teacher in self-referential literature and films: professional and emotional dimensions of teaching
Neste trabalho, são analisadas obras literárias autorreferenciadas que lidam com a figura do professor nas diversas identidades que ele possa assumir e representar no ensino em diferentes instituições escolares, tendo por fontes: Blackboard jungle, de Evan Hunter; Sale Prof!, de Nicolas Revol; Entre les murs, de François Bégadeau; Teacher man, de Frank
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/05/2012
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19. A voz invísivel do ator sobre o cinema brasileiro: a busca por discursos sobre formação e técnicas de interpretação e os relatos de Leona Cavalli e Matheus Nachtergaele
The present study considers the scarcity of publications about acting in the cinema and especially of speeches written and published by actors, and proposes a reflection about the invisibility of the actors "voice" in the theory about his craft in this art. As a research subject were chosen two of the most representative interpreters of contemporary film pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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20. O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo / The course of the look through the labyrinth: the challenges of the contemporary reader
A presente dissertação visa estudar os processos imbricados no percurso da atividade leitora diante da tessitura das produções artísticas contemporâneas. Para isso, primeiramente apresentaremos aspectos históricos e sociais relacionados às transformações ocorridas no mundo da linguagem e seus suportes, a fim de que possamos conceber a leitura como
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/10/2011
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21. Lugares e personagens do universo buarqueano / Place and characters of the buarqueano universe
A partir da década de 1970, a ciência geográfica passou a entender que seus conceitos, suas categorias analíticas, bem como seus objetos de pesquisa poderiam se utilizar dos discursos literários, em suas diversas possibilidades, incluindo o cinema, a pintura e, até mesmo, a música. Compreender os lugares a partir dos panoramas narrados pelos literatos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/09/2011
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22. O documentário animado e a leitura não-ficcional da animação / The animated documentary and the nonfiction reading of animation
Esta pesquisa teve por finalidade analisar os mecanismos através dos quais filmes de animação podem ser vistos pelo espectador a partir de uma leitura documental e como a animação pode ser utilizada como estratégia discursiva em filmes documentários. Para tanto, delimitou-se como objeto de análise filmes classificados, tanto por seus realizadores com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
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23. Claro: a constituição de sujeitos e a produção de identidades sociopolíticas em discursos no cinema
Este trabalho tem respaldo teórico-metodológico na Análise do Discurso de linha francesa e seus estudos no Brasil. Assumimos como referência o conceito de discurso, compreendido como regularidade e, ao mesmo tempo, como dispersão, e, mais especificamente, as noções de memória, sentido, sujeito, identidade e poder. Adotamos o filme Claro (Itália, 197
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
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24. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CINEMA E BIOPODER: UMA DISCUSSÃO POSSÍVEL
A presente dissertação parte da possibilidade de uma discussão entre os campos de saberes atrelados à educação ambiental e ao cinema. A partir dessa possibilidade o objetivo é analisar discursos produzidos através do corpus discursivo o filme de animação Wall. E que se refere a crise ambiental que vive-se na contemporaneidade. Na pesquisa toma-se c
Publicado em: 2011