Novos formatos, antigos discursos: representações do surf no cinema brasileiro (1991-2006)
AUTOR(ES)
Fortes, Rafael, Melo, Victor Andrade de
FONTE
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-06
RESUMO
Este artigo tem por objetivo analisar os cinco filmes brasileiros lançados em circuito comercial e/ou festivais, entre 1991 e 2006, nos quais o surfe é o tema central: Manobra Radical (Elisa Tolomelli, 1991), Surf Adventures - O Filme (Arthur Fontes, 2001), Fábio Fabuloso (Pedro Cezar, Ricardo Bocão e Antônio Ricardo, 2004), Indo.doc (Leondre Campos e André Pires, 2006) e Tow In Surfing (Jorge Guimarães e Rosaldo Cavalcanti, 2006). O intuito é compreender as novas representações da modalidade, passada uma década do seu primeiro fluxo de crescimento no país (década de 1980). Ao final, conclui-se que, imersa em novas redes comerciais, a prática profissionaliza-se definitivamente, ainda que procure manter, pelo menos nos discursos, valores típicos de seu período de estruturação.
ASSUNTO(S)
cinema surfe brasil cultura juventude
Documentos Relacionados
- Relações Brasil-Índia (1991-2006)
- Institutions, credibility and crisis: the inconsistencies of Argentine exchange rate policy (1991-2006)
- Exportações brasileiras de suco de laranja e subsídios americanos: uma análise empírica de estratégias comerciais (1991-2006)
- Causas de óbito entre pessoas com aids no município de São Paulo. 1991-2006
- Financiamento público da saúde pelo governo do Estado do Paraná, Brasil, 1991-2006