Humanismo crítico no cinema de Pedro Almodóvar: análise de linguagem e narrativa
AUTOR(ES)
Luiza Aguiar Leite
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
08/07/2010
RESUMO
Este estudo visa a demonstrar como Almodóvar leva o espectador a penetrar nas motivações dos comportamentos considerados marginais pela sociedade. Consiste numa tentativa de compreender a habilidade de o cineasta espanhol abordar temas polêmicos, abrindo possíveis espaços para interpretações humanísticas mais profundas, mesmo em situações radicais altamente controversas. Almodóvar recorre à linguagem cinematográfica para revelar o íntimo de suas personagens, levando o espectador a posicionar-se de modo diverso do comum, ao abolir a velha dicotomia moralista entre o bom e o mau, especialmente diante de atitudes que costumam ser consideradas como simples fruto de aberração, solitude e loucura. Ao contrário, Almodóvar sempre enxerga em suas personagens altamente problemáticas um conteúdo humano, mesmo debaixo de aparências comprometedoras ou abjetas.
ASSUNTO(S)
narrativa no cinema teses. linguagem cinematográfica teses. cinema aspectos sociais teses. cinema aspectos morais e eticos teses. teses eba.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QML8XDocumentos Relacionados
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