Cantor Lirico
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. Efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído com Tubo LaxVox® em cantores
RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos imediatos do exercício de trato vocal semiocluído (ETVSO) com tubo LaxVox® em cantores. Método Participaram 23 cantores, estudantes de canto lírico, com idades entre 18 e 47 anos (média de 27,2 anos). Inicialmente, a coleta de dados envolveu a aplicação de um questionário contendo os
CoDAS. Publicado em: 2016-10
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2. Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
A consciência corporal é um pré-requisito imprescindível na manutenção da postura e na elaboração da gestualidade vocal e corporal para os cantores líricos. O objetivo desse estudo foi discutir sobre as relações entre signos posturais e vocais com a autoimagem em cantores líricos. Para tanto, foi realizada uma discussão semiológica baseada na F
Per musi. Publicado em: 2015-06
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3. Ilusão enunciativa na canção
Destacam-se neste trabalho as decorrências enunciativas da inevitável presença da fala na linguagem da canção. Ao conceber uma letra, o compositor não apenas propõe um conteúdo, mas também as unidades entoativas (modos de dizer) que figurativizam a melodia e lhe atribuem um valor oral. São essas entoações que fazem do intérprete o foco de toda c
Per musi. Publicado em: 2014-06
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4. Expressividade na opinião de cantores líricos
Investigação sobre a opinião de cantores líricos em relação à expressividade na performance operística. MÉTODO: 50 cantores líricos (24 mulheres e 26 homens) citaram cinco palavras relacionadas à expressividade do cantor de ópera. RESULTADOS: a partir da frequência das repetições de palavras nas respostas dos cantores foram elaborados seis eix
Per musi. Publicado em: 2013-06
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5. Body posture, voice and self-image in opera singers / Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos
O canto lírico é uma atividade que requer refinamento da coordenação motora, para obter controle da postura durante a emissão vocal, e consciência corporal para garantir harmonização dos gestos com a autoimagem. Muitas vezes, a dificuldade em promover ajustes na postura pode comprometer a qualidade e o controle da voz. Isto ocorre devido à estreita
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/12/2012
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6. Análise das variações do vibrato de cantoras líricas em duas cadências musicais de caráter alegre e triste
Este trabalho descreveu possíveis padrões de vibrato atribuíveis aos caráteres triste e alegre, utilizando a análise espectral e o algoritmo de análise do espectro do tremor e vibrato na voz humana desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Física da UFMG, vislumbrando o reconhecimento da análise espectral como ferramenta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
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7. Benito Maresca: formation and professional trajectory / Benito Maresca: formação e trajetória profissional
O objetivo primeiro da pesquisa é o de investigar a formação musical, formal e não formal, e a evolução da carreira do cantor lírico e professor Benito Maresca. Para tanto, busquei caracterizar as dificuldades encontradas por Benito Maresca, ao empenhar-se em encontrar um professor que pudesse atender às suas necessidades, e o caminho trilhado na bus
Publicado em: 2009
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8. Voz do cantor lírico e coordenação motora: uma intervenção baseada em Piret e Béziers
OBJETIVO: Investigar os efeitos da aplicação de um Programa de Desenvolvimento da Coordenação Motora, baseado em Piret e Béziers, na voz do cantor lírico. MÉTODOS: Cinco cantores líricos profissionais executaram uma ária de ópera, de livre escolha, que foi filmada. Em seguida responderam a uma questão sobre a propriocepção ao cantar. Durante um
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Publicado em: 2009
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9. Lyric singer: formation of the concept and characterization of the expressiveness / Cantor lírico: conceituação e caracterização da expressividade
INTRODUCTION: one of the branches of the Phonology actuation is the refinement of the professional voice and the expressiveness is one of the focuses of this work. Researchers have primordially come to grips with the spoken voice and a few works study the singing expressiveness, otherwise. PURPOSE: analyze the conceptualization and characterization of the ex
Publicado em: 2009
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10. The lyric singers voice: the effect of the application of a motor coordination development program based on Piret and Béziers / Voz do cantor lírico: efeitos da aplicação de um programa de desenvolvimento da coordenação motora baseado em Piret e Béziers
A coordenação motora é a capacidade de organização do movimento no tempo e no espaço. Essa organização decorre da integração entre o comando cerebral e as unidades motoras dos músculos e articulações. As respostas motoras acontecem em cadeias musculares, onde um estímulo aciona um músculo e este por sua vez aciona um segundo e assim sucessivam
Publicado em: 2008
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11. O desenvolvimento do cantor lírico numa abordagem de base psicanalítica: reflexões sobre uma proposta de trabalho
O presente trabalho busca refletir acerca de uma proposta de trabalho com o cantor lírico que atrela seu desenvolvimento artístico ao pessoal. A abordagem aqui apresentada é de base psicanalítica, fundamentada principalmente na postura do chamado Grupo dos Independentes. Os referenciais teóricos adotados, além de Freud, são Michael Balint e Hans Loewa
Publicado em: 2007
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12. Vissi d arte por amor a uma profissão (um estudo sobre as reações de trabalho e a atividade do cantor no teatro lirico)
O presente trabalho busca, através da pesquisa sobre o trabalho do cantor lírico no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, caracterizar o contexto da atividade musical erudita do teatro lírico nos dias de hoje através da apreensão da dimensão mais concreta da relação entre música e sociedade. Isto nos permite também compreender como a fun
Publicado em: 2003